Bem-vindos ao nosso site!!!

Seja bem-vindo ao nosso site!!!


PORTAL DO SERVIDOR PUBLICO DO BRASIL: PÁGINA OFICIAL

PORTAL DO SERVIDOR PUBLICO DO BRASIL: PÁGINA OFICIAL
CURTA NOSSA PSPB

terça-feira, 26 de março de 2013

As equipes da Divisão de Controle de Endemias em Ação sempre

                 As equipes da Divisão de Controle de Endemias  junto a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) desde Janeiro de 2013 esta realizando Campanha de Combate à Dengue, com o tema O Remedio Contra a Dengue é a limpeza , Em Ji-Paraná. As equipes  de Agente de Saude  da Divisão de Controle de Endemias , esta realizando as visitas domiciliares, como ja é de praxe, nos Bairros do município. “A ação tem o objetivo orientar a população sobre como prevenir os focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. Com as nossas ações educativas nos e a população  vamos
Conseguir  controlar esse Mal.

 Manter a dengue sob controle”
Durante periodo de pico “A Divisão de Controle de Endemias  realiza diariamente os trabalhos de prevenção e controle à Dengue, intensificando as ações principalmente no período chuvoso. Combater a dengue precisa ser um hábito”, salientou o Diretor DCE José Carlos da Costa,  e ainda  chamando a população à parceria na erradicação do vetor transmissor da doença.
Combate
O trabalho de combate e prevenção do mosquito é realizado pelos agentes de Saude da Divisão De Controle de Endemias,  além da participação ativa da comunidade que o mais fundamental  no combate a Dengue .  os profissionais da Saúde envolvidos nas ações de combate a dengue realizam palestras educativas nas escolas, visitas domiciliares, confeccionam tampas para fossas e reservatórios, recolhem lixo, pneu e entulho em residências, comércios, empresas públicas e privadas, entre outras atividades. “A população pode colaborar, também, avisando os agentes quando encontrar focos do mosquito, se precisar  os agentes farão um bloqueio na área  com aplicação de inseticida Espacial" Fumacê" para Eliminar os mosquitos. 
Dengue
A dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus de evolução benigna, na maioria dos casos, e seu principal vetor é o mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais. O vírus causador da doença possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. A infecção por um deles dá proteção permanente para o mesmo sorotipo e imunidade parcial e temporária contra os outros três. Existem duas formas de dengue: a clássica e a hemorrágica.


             Além do trabalho da equipe da Divisão DCE, é fundamental que a população colabore promovendo a limpeza dos pátios e quintais de modo a não deixar recipiente que acumule água, principal local de reprodução do mosquito”, Alertou Diretor José Carlos da Costa.

Sintomas  
             Os principais sintomas da doença são os seguintes: febre alta com início súbito, forte dor de cabeça, dor atrás dos olhos, perda do paladar e apetite, manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores, náuseas e vômitos, tonturas, extremo cansaço, moleza e dor no corpo, e, ainda, muitas dores nos ossos e articulações. “Ao ser observado o primeiro sintoma deve-se buscar orientação médica em uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS)”, orientou  José Carlos da Costa.

Um comentário:

  1. o Município agradece aos servidores do Ministério da Saúde lotados no setor Divisão de Controle de Endemias, por este serviço prestado aos munícipes de Ji-Paraná-RO.

    ResponderExcluir

sim