Bem-vindos ao nosso site!!!

Seja bem-vindo ao nosso site!!!


PORTAL DO SERVIDOR PUBLICO DO BRASIL: PÁGINA OFICIAL

PORTAL DO SERVIDOR PUBLICO DO BRASIL: PÁGINA OFICIAL
CURTA NOSSA PSPB

terça-feira, 26 de março de 2013

Ji-Paraná combate a dengue

Ji-Paraná combate a dengue


Nos últimos dias foram tirados um total de 1.7 mil quilos de  materiais inservíveis nos bairros visitados
A Força-tarefa de combate à dengue iniciou há 30 dias em Ji-Paraná, com atuações em todos os bairros do município. As ações são uma realização da SEMUSA (Secretaria Municipal de Saúde), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde. Os agentes de endemias da Semusa tem visitado diariamente as residências, para orientar a população sobre a prevenção e controle à Dengue no município. No último LIRAa (Levantamento Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti), divulgado no mês passado, Ji-Paraná registrou índice de infestação predial de 1,7 e 3,2 respectivamente. Os dois índices são considerados de médio risco, e representam grande queda em relação aos índices registrados nos anos anteriores.

Segundo o agente de saúde Valdir Madruga, houve queda no número de criadouros do mosquito da dengue relacionados a entulho e depósitos domiciliares, como ralos, garrafas e vasos de planta. “Mesmo com a queda, continua alto o número de criadouros do Aedes aegypti em reservatórios de água, como lavanderias e caixas d’água. É preciso lavar os reservatórios com escova, para que não fiquem ovos do mosquito grudados, mantê-los cobertos com telas de proteção”, explica Valdir.

O agente de saúde destaca que as equipes têm intensificado as ações principalmente no período chuvoso. Os profissionais da Saúde envolvidos nas ações de combate a dengue realizam palestras educativas nas escolas, visitas domiciliares, recolhimento de lixo, pneu e entulho em residências, comércios, empresas públicas e privadas, entre outras atividades.

As equipes de agentes de endemias, tem atuado em parceria com outros órgãos, na limpeza dos terrenos baldios e removendo entulhos que podem se tornar criadouros do mosquito da dengue. Só neste ano, um total de 1.7 mil quilos de materiais inservíveis foi retirado de residências, terrenos baldios e empresas. Valdir Madruga destaca que este trabalho tem como objetivo o combate à dengue por meio do recolhimento de objetos que possam acumular água parada, favorecendo o surgimento de focos do mosquito transmissor da doença.

PREVENÇÃO
Valdir Madruga disse que o caminhão de coleta tem passado nas ruas e avenidas para recolher, principalmente, pneus, plásticos, garrafas, papelão, garrafas pet, além de vasos sanitários. Segundo o secretário de Saúde, Abrahim Chamma, a população tem papel fundamental na iniciativa e, consequentemente, na prevenção à dengue, principalmente agora que é a época em que pode haver maior proliferação dos mosquitos: "Os cuidados com a doença devem ser mantidos durante todo o ano. Mas agora com o período chuvoso, eles devem ser redobrados".

VISITAS
As equipes de combate à dengue da Secretaria de Saúde de Ji-Paraná tem realizado vistorias aos imóveis da cidade. O trabalho de campo visa detectar possíveis focos do mosquito transmissor e conscientizar a população a respeito dos cuidados para evitar a doença.

A visita dos agentes de saúde às casas e comércios acontece diariamente. Durante a vistoria, os profissionais orientam os moradores a tomarem as medidas preventivas, como as de eliminar pratos de vasos de plantas ou colocar areia grossa até sua borda e deixar garrafas com a boca para baixo, Todos os anos, os bairros do município têm recebido diversas ações preventivas. Contudo, as vistorias, entrega de panfletos informativos e orientações casa a casa, além de palestras nas escolas, estão entre as mais importantes para evitar que a dengue se dissemine na cidade.

A secretaria de Saúde de Ji-Paraná orienta que, por essas razões é muito importante que a população colabore e receba bem os agentes da Secretaria de Saúde, permitindo que eles façam uma vistoria criteriosa no seu imóvel.



Fonte: Jornal Correio Popular de Rondônia
Por: Josias Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sim