Bem-vindos ao nosso site!!!

Seja bem-vindo ao nosso site!!!


PORTAL DO SERVIDOR PUBLICO DO BRASIL: PÁGINA OFICIAL

PORTAL DO SERVIDOR PUBLICO DO BRASIL: PÁGINA OFICIAL
CURTA NOSSA PSPB

quarta-feira, 20 de março de 2013

Ji-Paraná – Índice de infestação da dengue aumenta

dengueO índice de infestação predial de dengue, em Ji-Paraná, saltou de baixo risco com até 1% de infestação para alto risco com 3,4%. Com base no levantamento da Secretaria de Saúde (Semusa) e Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE), 36 casos foram confirmados em 289 notificações.
O bairro Riachuelo tem o maior índice de infestação predial, cerca de 9.8%. O período de chuva provoca o surgimento de novos focos do Aedes Aegypti. A Semusa pretende reforçar as ações de combate e evitar a proliferação do mosquito.
No pronto socorro do Hospital Municipal é intensa a movimentação, mais da metade dos casos com suspeita de dengue. Na família de seu Elielton Basílio, três pessoas já contraíram a dengue. O último caso foi com a caçula, Sara Basílio. “Minha filha está cheia de manchas pelo corpo, sentindo dores e com náusea, tenho certeza que é dengue. Os sintomas são semelhantes aos que outras tiveram”, desabafou.
Durante a semana o secretário de Saúde Renato Fuverk vai reforçar o serviço de fumacê nos bairros com maior incidência e ainda disponibilizar o 0800 para denúncias de supostas irregularidades praticadas na cidade, a exemplo de terrenos baldios que são os locais mais sujeitos ao acúmulo de entulhos.
“É de extrema importância a participação popular no combate à dengue. O nosso índice de infestação predial é alto e não podemos permitir que essa situação piore. É preciso o engajamento de todos na limpeza dos quintais e nos cuidados para eliminar os focos do mosquito. Já estamos disponibilizando o 0800 para ampliarmos o atendimento na cidade e evitar novos casos”, ressaltou Fuverk.
Em Ji-Paraná, a Divisão de Vigilância Epidemiológica, vem monitorando os casos registrados na rede pública e privada. O objetivo é ter um diagnóstico mais preciso da situação na cidade. A decisão tem por base o crescimento da doença e o crescimento do índice de infestação que atinge os bairros Bela Vista com 8.3% de infestação, Dom Bosco com 7.7% e Novo Ji-Paraná com 9%.
“O momento é de união de esforços. Em 2010 foram mais de 300 casos de dengue registrados na cidade, não queremos que essa situação se repita. É preciso cuidados redobrados em todos os sentidos, é nossa saúde que está em risco. Se baixarmos a guarda a dengue avança, se redobramos os cuidados ela recua”, alertou Diretor do DCE Jose Carlos da Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sim