Bem-vindos ao nosso site!!!

Seja bem-vindo ao nosso site!!!


PORTAL DO SERVIDOR PUBLICO DO BRASIL: PÁGINA OFICIAL

PORTAL DO SERVIDOR PUBLICO DO BRASIL: PÁGINA OFICIAL
CURTA NOSSA PSPB

sábado, 29 de outubro de 2016

Município de Ji Paraná realizara 2ª levantamento rápido para combater possíveis focos da dengue a partir dos dias 7 a 11 de novembro de 2016.



Divisão de Controle das Endemias de Ji Paraná Ro http://dcejipa.blogspot.com.br/


A atenção e cuidados devem ser redobrados no período de chuva para combater o mosquito da dengue. Uma das ações que ajuda o controle da doença é o Lira – Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti. 

Em Ji Paraná RO. a segunda etapa do Lira ocorrerá nos dias 7 a 11 de Novembro de 2016 e abrangerá a área urbana do município.

De acordo com o coordenador, Oseias Duarte Pinheiro, na primeira etapa, executada em Abril, os indicadores apresentaram índice de infestação abaixo que o Ministério da Saúde preconiza. Este indicador tem como principal objetivo alertar e auxiliar o município a elaborar estratégia e mecanismo para combater e controlar o índice populacional de vetores de infestação.

“Com o Lira, identificamos os tipos de criadouros predominante nos domicílios e outros imóveis em Ji Paraná. 
Na ação estarão engajados os 29 Agentes e 6 supervisores de área Municipais de Combate a Endemias, os quais têm como missão a inspeção de rotina para detectar amostras dos focos do mosquitos Aedes Agypti”, ressalta o coordenador.

O maior índice de infestação quase sempre está nos quintais das residências e principalmente em imóveis abandonados. Nestes locais os agentes constantemente encontram recipientes plásticos, latas, sucatas, pneus, caixa d água sem tampa, dentre outros tipos de lixos domésticos, são os locais que mais reincidem no acumulo de água, tornando um ambiente propicio para o criadouro das larvas do Aedes.

“No período de chuva as ações devem ser intensificadas e isso só é possível com a colaboração da população, que deve continuar a contribuição eliminando os criadouros do mosquito. Recomendamos que as caixas d água, Fossas,tanques,barril devem ser bem tampadas, colocar areia nos pratinhos das plantas, deixarem garrafas com a boca para baixo, pneus não podem ficar expostos ao tempo, etc.”, finaliza Valdir Madruga.

O LIRAa é considerado um instrumento fundamental para orientar as ações de controle da Dengue,chikungunya e Virus da Zica. 
O levantamento identifica os bairros onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito transmissor das doenças e os tipos de recipientes com água parada, que servem de criadouros mais comuns. A pesquisa proporciona informação qualificada para atuação das prefeituras nas ações de prevenção e controle, permitindo a mobilização de outros setores, além da SEMUSA: Secretaria Municipal de Saúde, DCE: Divisão de Controle das Endemias como os serviços de limpeza urbana e abastecimento de água.

O índice utilizado no LIRAa leva em consideração a percentagem de casas visitadas com larvas do mosquito Aedes aegypti. Os municípios classificados como de risco apresentam larvas do mosquito em mais de 3,9% dos imóveis pesquisados. É considerado estado de alerta quando menos de 3,9% dos imóveis pesquisados têm larvas do mosquito; e satisfatório quando o índice está abaixo de 1% de residências com larvas do mosquito.

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

COMBATE À DENGUE EM OUTUBRO, NOVEMBRO E DEZEMBRO 2016.



Divisão de Controle das Endemias de Ji Paraná Ro http://dcejipa.blogspot.com.br/



COMBATE À DENGUE em 2016.

ATIVIDADES DE VIGILÂNCIA E CONTROLE REALIZADAS PELA EQUIPE DE COMBATE À DENGUE

A Equipe Oficial de Combate à Dengue (AGENTE DE SAÚDE / DENGUE) é composta por cinco integrantes:

·         01 Coordenador
·         01 Supervisor Geral
·         07 Supervisores
·         29 Agentes de Saúde

A Equipe de Combate à Dengue realiza seguintes atividades: visitas domiciliares (casa a casa), extra-área, Pontos Estratégicos (P.E), Imóveis Especiais (I.E), Busca Ativa, Bloqueio de Controles de Criadouros e atende às reclamações da população.


CASA A CASA

São visitas de rotina realizadas em domicílios, consiste em avaliações dos imóveis e orientações em relação aos criadouros do mosquito Aedes aegypti, conscientizando os moradores da prevenção e dos riscos que a dengue traz.
Este trabalho é realizado em parceria com as Agentes Comunitárias de Saúde das Unidades de Saúde da Família. A Equipe de Combate à Dengue é responsável pela cobertura de extra-áreas: Ji Paraná Rondônia, em todos os 64 Bairros do 1ª Distrito e 2ª Distrito.

BUSCA ATIVA

Quando há casos suspeitos ou confirmados de dengue, os agentes realizam busca de novos casos nas aproximações  domicílio de referência.

BLOQUEIO DE CONTROLE DE CRIAÇÃO

É realizado a partir de casos confirmados de dengue, são delimitadas áreas onde o cliente infectado permanece, isto é, residência, escola e trabalho.
Esta atividade consiste na junção de busca ativa e controle de criadouros, visando eliminar a forma imatura do vetor.


PONTO ESTRATÉGICO - PE 


Atividades realizadas  em Outubro de 2016 referente a fixação de cartazes em todos pontos estratégicos da edificação, de fácil visualização;

PONTO ESTRATÉGICO - PE 

São locais que oferecem maior risco de proliferação do mosquito Aedes aegypti, tais como: borracharias, oficinas mecânicas, empresas, ferros velhos, floriculturas e cemitério. Por este motivo, esses locais são visitados quinzenalmente.
Agente de Saúde Responsável pelos pontos estratégicos: Ademar Nunes de Miranda e Lourival Ribeiro.