DIVISÃO DE CONTROLE DE ENDEMIAS JI PARANA RO

quinta-feira, 12 de março de 2020

A Divisão de Controle de Endemias de Ji-Paraná, em parceria com a EMATER/RO, realiza palestras sobre o Aedes aegypti.

A Divisão de Controle de Endemias (DCE) em parceria com a EMATER/RO vem realizando palestras, para trabalhadores da zona rural, sobre os insetos de importância médica, com ênfase no Aedes aegypti e nas doenças transmitidas pelo mesmo, tais como: Dengue, Zika vírus e Chikungunya. Essa palestra faz parte de um evento organizado pela EMATER, com objetivo de falar sobre a saúde do trabalhador rural, assim, além da palestra, também estão sendo realizados testes rápidos, por uma equipe de profissionais da Secretaria de saúde do município (SEMUSA), para detecção de Hepatite B, C, HIV e Sífilis.
No dia 21 de fevereiro de 2020, o coordenador da DCE, Samuel Antônio, juntamente com a Agente de Controle de Endemias, Rafaela Oliveira, estiveram presentes na Comunidade Virgem Santíssima, localizada na Linha 102. Já no dia 10 de março o encontro com os trabalhadores rurais foi realizado na estrada do aeroporto, na residência de uma moradora.
Palestras como essa fazem parte das atividades realizadas pela DCE, e são de grande importância para conscientizar a população quanto à importância da prevenção, tendo em vista que evitar a proliferação do Aedes aegypti é a melhor forma de evitar as doenças.
Os trabalhadores rurais ainda contam com mais um dia do evento, que será dia 27 de março de 2020, das 08h00min às 11h00min, na Comunidade Nossa Sra. Da Imaculada Conceição, localizada na Linha Universo.

                           
                   

quarta-feira, 11 de março de 2020

Intensificação para o combate a Dengue em Ji Paraná 11 de Março de 2020

Divisão de Controle das Endemias de Ji Paraná Ro http://dcejipa.blogspot.com.br/

O combate ao vírus da dengue esta sendo intensificado com o uso de aplicação de Inseticida espacial com Ultra Baixo Volume (UBV) costal em Ji-Paraná, (cidade),a partir do dia 11 de Março de 2020. será pulverizado sempre no início da manhã em locais onde há suspeita de pessoas infectadas com o vírus transmitido pelo Aedes. Os trabalhos devem continuar até o mês de Junho.

Através de uma indicação da equipe de epidemiologia de onde houve caso de suspeita de dengue é que vamos àquele local para matar o mosquito transmissor e impedir que contamine pessoas.