DIVISÃO DE CONTROLE DE ENDEMIAS JI PARANA RO

quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

MUTIRÃO DE LIMPEZA PARA O COMBATE A DENGUE JI PARANÁ RO.

Divisão de Controle das Endemias de Ji Paraná Ro http://dcejipa.blogspot.com.br/
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

AGERJIAMTCCS - COORDENADORIA DE COMIUNICAÇÃO SOCIALCGMFCJPFPSGABINETE Informativos PARCEIROS PGM SEMAD SEMAGRI SEMASF SEMD AESEMEDSEMEIASEMESSEMETURSEMFAZSEMGSEMICTURSEMOSPSEMPLANSEMURFSEMURFHSEMUSA14 de dezembro de 2022CCS - COORDENADORIA DE COMIUNICAÇÃO SOCIALGABINETESEMOSPSEMUSA


Mutirão de limpeza e combate ao Aedes recolhe 7 toneladas de lixo
Entre os dias 5 e 9 de dezembro, equipe visitou imóveis em oito bairros

 

Mais de 7 toneladas de lixo foram recolhidas no mutirão de limpeza e combate aos focos do mosquito Aedes aegypti, promovido pelas equipes da Prefeitura de Ji-Paraná, por meio Divisão de Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), com apoio de servidores da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp).

Entre os dias 5 e 9 de dezembro, as equipes estiveram em oito bairros, nos dois distritos de Ji-Paraná, e visitaram mais de 6 mil imóveis, entre residências e terrenos, em 278 quarteirões. O lixo recolhido é considerado um potencial foco do mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.


A diretora da Gerência de Vigilância em Saúde (GVS) da Semusa, Alinny Rezende Santos Ferreira, explicou que o mutirão de limpeza foi proposto para que não haja proliferação do inseto. A iniciativa foi tomada após o resultado do 4º Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2022.

“O LIRAa apontou 4,5%, o que configura que o município está em alto risco de infecção por Aedes, conforme os parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Com o mutirão, queremos conscientizar a população sobre os perigos do mosquito, já que ele é vetor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela”, ressaltou Alinny.


O objetivo do LIRAa é identificar as áreas da cidade com maior proporção e ocorrência de focos do mosquito e os criadouros predominantes. As informações permitem intensificar as ações nos locais com maior presença do mosquito Aedes aegypti.

“Realizamos a retirada de pequenos objetos como tampinhas, vasilhas e latas, mas também de materiais grandes, como pneus, vasos sanitários e latões. É importante que a população se conscientize sobre o risco do Aedes, para que todos façam a sua parte. Somente juntos vamos conseguir vencer o mosquito”, lembrou Salatiel Alves Carneiro, diretor da Divisão de Controle de Endemias.



FOTOS: André Negrete

quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

terça-feira, 25 de janeiro de 2022

JI PARANA RO. EM AÇÃO NO CONTROLE DA DENGUE 2022.

Divisão de Controle das Endemias de Ji Paraná Ro http://dcejipa.blogspot.com.br/

O Município de Ji Paraná esta intensificando  o bloqueio espacial com aplicação de inseticida, popularmente conhecido como Fumacê. Essa ação tem como objetivo cortar o ciclo da doença, matando o mosquito que está infectado com o Vírus da Dengue, o mas é importante também a cooperação de toda a população, promovendo a limpeza de seus quintais.


Confira, abaixo, o que cada morador pode fazer:

– Lacrar as fossas
– Manter em dia a limpeza de calhas;
– Manter lixeiras bem tampadas;
– Deixar garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
– Tampar tonéis e caixas d’água;
– Manter a limpeza de ralos e utilize telas;
– Não deixar água acumulada e parada em nenhuma ocasião;
– Preencher os pratos de plantas com areia.









O Coordenador do Setor de Controle das Endemias, Salatiel Alves Carneiro, informa que no momento estão sendo utilizados os equipamentos portáteis conhecidos como UBVs leves/Costais; Conforme o aumento das notificações e confirmação dos casos  das Doenças  digitalizado no Sistema de Informação SINAN,será possível  uma solicitação de reforço das viaturas  tipo  caminhonete adaptada com bombas UBV (Ultra Baixo Volume) pesado junto a AGEVISA ESTADUAL- RO. para a complementar das ações nos bairros com maior índice de pessoas com sintomas das doenças e índice de infestação predial.
Para que o inseticida tenha maior efetividade e eliminação com o maior número de mosquitos, a  Secretária Municipal de Saúde  juntamente com a Divisão de Controle das Endemias solicita  para que a população deixe suas portas e janelas abertas durante a aplicação do incetisida.

Além da dengue, o Aedes aegypti também é responsável por outras doenças, como Zika e Chikungunya.

A Luta contra o Mosquito e de todos nós. Pois remédio contra a Dengue é a limpeza dos quintais.

Ji Paraná em ação em 2022.


Fonte:Valdir Madruga/DCEJIPA/25 DE JANEIRO DE 2022.