DIVISÃO DE CONTROLE DE ENDEMIAS JI PARANA RO

quinta-feira, 5 de março de 2015

A divisão de Controle das Endemias de Ji Paraná intensifica o combate a Dengue 2015


PUBLICADO POR VALDIR MADRUGA/DCEJIPA

O Serviço de endemias de nossa cidade está a todo vapor no combate a Dengue, alem dos nossos Agentes de Saúde que realizam as visitas em todos os estabelecimento em busca de criadouros do Aedes Aegypti e orientação aos proprietário dos imóveis, estamos intensificando as coletas de Pneus inservíveis em todas as borracharias,e ainda aplicação de Fumacê em locais com casos notificados e suspeita de Dengue, e incidência de alto índice de mosquito Aedes adulto (ALADO). 

Portanto estamos fazendo um belo trabalho em todo município.

A intensificação do trabalho eliminará os possíveis focos do mosquito, e assim evitar a Doença.

Lembrando que o trabalho de prevenção de toda a população e essencial para que fiquemos livres do foco da DENGUE.




O Combate à Dengue é uma responsabilidade dos órgãos públicos e de toda população. O mosquito da dengue (aedes aegypti) se reproduz em qualquer lugar que houver condições propícias (água parada limpa ou pouco poluída). A conscientização da população e a tomada de medidas são de fundamental importância para a redução e, quem sabe, a erradicação desta doença em Ji Paraná Ro.
























Combate à dengue é responsabilidade do poder público, mas também da população

O assunto da dengue parece repetitivo, no entanto, quem já teve de enfrentar a doença sabe que lidar com ela não é nada fácil. Febre aguda, dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, dores musculares e nas juntas são os principais sintomas da dengue clássica.

Entretanto, há formas mais perigosas da doença, como a hemorrágica, que pode evoluir para sintomas muito preocupantes. É quando surgem hemorragias em decorrência do sangramento de pequenos vasos na pele e nos órgãos internos. Neste caso, se a enfermidade não for tratada com rapidez, pode levar à morte.

Portanto, não basta ficar de braços cruzados esperando que somente o poder público resolva a situação. É claro que é dever dos órgãos de saúde atuar no combate à doença, prezando pelo bem-estar geral. Contudo, esta responsabilidade se estende a todos. Com a adoção de medidas simples é possível reverter este cenário, que parece não ter fim. Se cada um fizer a lição de casa direito, como evitar usar pratos nos vasos de plantas, limpar calhas e lajes das casas, e manter os recipientes limpos, sem água parada, o benefício será de toda a comunidade.

Afinal, não adianta manter tudo em ordem, se o vizinho não colaborar. O mosquito transmissor da doença se desloca com muita facilidade, podendo infectar toda a vizinhança. Desta forma, o exercício da cidadania deve ser colocado em prática diariamente, em todos os sentidos. Deixar de lado as medidas preventivas contra a dengue – que são facilmente executadas por todos – é um desrespeito contra si, seus familiares e todos os cidadãos.


Combater o mosquito é responsabilidade de todos

Levante, olhe seu quintal e as proximidades de sua residência. Verifique se há recipientes abertos que possam armazenar água, evite que isto aconteça recolhendo os entulhos, mantendo caixas ou barris de água fechados com tampa adequada, guardando garrafas sempre de cabeça para baixo e enchendo de areia até a borda os pratos dos vasos de plantas. Por fim, incentive seus vizinhos a fazer o mesmo e aproveite para colocar o papo em dia! 

O fim da primavera e a proximidade do verão trazem uma grande preocupação em relação ao combate à dengue e, agora, da febre chikungunya. O Município de Ji Paraná Ro. Nestas estações começam os períodos de chuva e aumento das temperaturas, que contribuem para a proliferação dos mosquitos. Por isso o esforço de cada pessoa conta muito para que o Município possa vencer essa guerra. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sim