DIVISÃO DE CONTROLE DE ENDEMIAS JI PARANA RO

terça-feira, 10 de março de 2015

Município de Ji Paraná realiza segunda etapa do Lira para combater possíveis focos da dengue 2015


PUBLICADO POR VALDIR MADRUGA / DCEJIPA 10/03/2015.

Em Ji Paraná a segunda etapa do Lira ocorrerá nos dias 16 a, 25 e de Março  abrangerá a área urbana do município

A atenção e cuidados devem ser redobrados no período de chuva para combater o mosquito da dengue. Uma das ações que ajuda o controle da doença é o Lira – Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti. Em Ji Paraná a segunda etapa do Lira ocorrerá nos dias 16 a, 25 desse meses  e abrangerá a área urbana do município.

De acordo com o coordenador da Divisão de Controle das Endemias, Oseías Duarte Pinheiro, na primeira etapa, executada em janeiro, os indicadores apresentaram índice de infestação de 4%IIP, acima do que o Ministério da Saúde preconiza de <-1%IIP. Este indicador tem como principal objetivo alertar e auxiliar o município a elaborar estratégia e mecanismo para combater e controlar o índice populacional de vetores de infestação.

“Com o Lira, identificamos os tipos de criadouros predominante nos domicílios e outros imóveis em Ji Paraná. Na ação estarão engajados os 54 Agentes de Saúde de Combate a Endemias, os quais têm como missão a inspeção de rotina para detectar amostras e foco da doença”, ressalta o coordenador.

O maior índice de infestação quase sempre está nos quintais das residências e principalmente em imóveis abandonados. Nestes locais os agentes constantemente encontram recipientes plásticos, latas, sucatas, pneus, caixa d água sem tampa, dentre outros tipos de lixos domésticos, são os locais que mais reincidem no acumulo de água, tornando um ambiente propicio para o criadouro das larvas do Aedes.

“No período de chuva as ações devem ser intensificadas e isso só é possível com a colaboração da população, que deve continuar a contribuição eliminando os criadouros do mosquito. Recomendamos que as caixas d água devem ser bem tampadas, colocar areia nos pratinhos das plantas, deixarem garrafas com a boca para baixo, pneus não podem ficar expostos ao tempo, etc...

Seguindo as determinações do Ministério da Saúde todos os municípios brasileiros têm por obrigação realizar três etapas do Levantamento de Índice. A primeira aconteceu no mês de janeiro, a segunda será no mês de Março e a terceira e última etapa anual deve ocorrer no mês de outubro. A ação é realizada pela Prefeitura de Ji Paraná através da Secretaria Municipal de Saúde e executada pelos setor da Divisão de Controle das Endemias do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sim