Bem-vindos ao nosso site!!!

Seja bem-vindo ao nosso site!!!


PORTAL DO SERVIDOR PUBLICO DO BRASIL: PÁGINA OFICIAL

PORTAL DO SERVIDOR PUBLICO DO BRASIL: PÁGINA OFICIAL
CURTA NOSSA PSPB

sábado, 12 de julho de 2014

Pesquisadores da USP criam armadilha 'inteligente' para combater a dengue


Dispositivo atrai insetos e identifica aqueles que devem ser pegos e os que podem ser soltos novamente

Mosquito 'Aedes aegypti', transmissor da dengue
Mosquito 'Aedes aegypti', transmissor da dengue (André Lucas Almeida/Futura Press)
Um grupo de pesquisadores brasileiros e americanos desenvolveu uma armadilha tecnológica para capturar mosquitos que causam doenças e pragas agrícolas. Com uso de inteligência artificial, ela atrai os insetos e identifica aqueles que devem ser pegos e os que, inofensivos, podem ser libertados. "Um sensor decide se prende ou solta o inseto. Se ele ficar preso, o ar o empurra para uma segunda câmara, onde é retido pelo papel adesivo", diz o pesquisador Gustavo Batista, do campus de São Carlos da Universidade de São Paulo.
O método custa cerca de 30 reais e tem de 98% a 99% de possibilidade de acerto na captura dos mosquitos. De acordo com Batista, já existem armadilhas desse tipo, mas elas capturam também insetos que não precisariam ser combatidos. Para os pesquisadores, a nova tecnologia será eficaz, principalmente, no combate aos mosquitos de gênero Anopheles, vetores da malária, e Aedes, transmissores da dengue e da febre amarela, bem como pragas agrícolas.
A identificação dos insetos é feita por meio de um laser, que capta as oscilações causadas pelo movimento das asas dos mosquitos e transmite a informação para um circuito que classifica o inseto. Os mosquitos são atraídos para a armadilha por dióxido de carbono e puxados por um fluxo de ar em direção ao sensor, onde são identificados. Depois disso, podem ser liberados ou terminar no outro compartimento, grudados no papel. O dispositivo foi preparado para reconhecer, além dos mosquitos da dengue e da malária, diversas espécies, como a mosca-de-banheiro, mosca-da-fruta, mosca doméstica, abelha, joaninha e besouro.
(Com Estadão Conteúdo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sim