Bem-vindos ao nosso site!!!

Seja bem-vindo ao nosso site!!!


PORTAL DO SERVIDOR PUBLICO DO BRASIL: PÁGINA OFICIAL

PORTAL DO SERVIDOR PUBLICO DO BRASIL: PÁGINA OFICIAL
CURTA NOSSA PSPB

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Semusa organiza início da campanha contra dengue em Ji-Paraná


Divisão de Controle das Endemias de Ji Paraná Ro http://dcejipa.blogspot.com.br/


Para a secretaria, campanha deve manter a situação na cidade estável.
Entre ações, está o uso de telas em fossas sépticas domésticas.
Telinhas (Foto: Pâmela Fernandes)A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) começa os trabalhos de combate ao Mosquito Aedes Aegypti em Ji-Paraná, região central do estado. Com o período chuvoso chegando, a Semusa quer intensificar as ações contra a dengue, chuikungunya e zika vírus, todos transmitidos pelo mesmo mosquito. Vários setores devem ser incluídos na campanha que começa em novembro deste ano.


A comissão multidisciplinar é organizada pela Semusa em parceria com representantes do departamento da Atenção Básica à Saúde, Epidemiologia, Vigilância Ambiental, Hospital Municipal, Endemias, assim como de várias secretarias municipais e órgãos estaduais.

Neste semestre, a intenção é ter um planejamento para que, antes e durante a época mais crítica, de dezembro a fevereiro, as estratégias de combate e conscientização já estejam bem alinhadas e permaneçam sendo eficazes e garantindo o controle.


Em Novembro de 2016, de acordo com o Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes Aegypti, em Ji-Paraná o índice chegou a 2,1%IIP, sendo que o ideal é abaixo de 1%. Este levantamento é feito trimestralmente, e em abril deste ano, este número caiu para 0,9% que é considerado pela secretaria um índice controlado da situação .

Para a Semusa, algumas ações simples foram muito eficazes e garantiram o sucesso da campanha no combate ao mosquito. Uma delas foi a utilização de telinhas para impedir a proliferação do mosquito em fossas sépticas domésticas. Depois de descobrir-se que o mosquito também se prolifera nestes locais, as telinhas foram distribuídas aos agentes comunitários de saúde. Assim, esta medida preventiva será mantida na campanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sim