Bem-vindos ao nosso site!!!

Seja bem-vindo ao nosso site!!!


PORTAL DO SERVIDOR PUBLICO DO BRASIL: PÁGINA OFICIAL

PORTAL DO SERVIDOR PUBLICO DO BRASIL: PÁGINA OFICIAL
CURTA NOSSA PSPB

segunda-feira, 25 de março de 2013

MEDIDAS DE PREVENÇÃO E CONTROLE DA DENGUE


                Antes de mais nada é importante nós lembrarmos de que o combate à dengue é uma responsabilidade dos governos, sejam eles da esfera federal, estadual ou municipal e da coletividade.
A coletividade deve participar das atividades que visem o combate à dengue, pois só a atuação conjunta do governo e da população levarão ao controle da doença em nosso município.
O nível municipal deve montar um sistema de vigilância epidemiológica da doença e um sistema de controle do mosquito, tendo para isto financiamento das ações pelo Ministério da Saúde. O nível estadual é responsável pela coordenação da Vigilância Epidemiológica e responsável pelo diagnóstico laboratorial, medidas de controle em casos de epidemia, capacitação de pessoal para o trabalho de vigilância epidemiológica e controle e pesquisas na área.

Todos devem contribuir no controle da dengue, eliminando os criadouros do Aedes aegypti, da seguinte maneira:
  • cobrindo ou furando pneus;
  • usando areia grossa em pratos de vasos de flores;
  • ensacando e jogando no lixo vasilhames que possam acumular água;
  • virando de boca para baixo garrafas vazias;
  • tampando as caixas de água, etc.

Tratamento:

Não há tratamento específico para a doença.

Como prevenir e controlar a dengue:
Diante da possibilidade de eclosão de uma epidemia de Dengue no Município de Ji Paraná em decorrência dos diversos fatores: presença do vetor, epidemias em vários Estados e em diversos Municípios do Estado de Rondonia, aumento do número de casos importados de Dengue diagnosticados no Estado, grande intercâmbio de pessoas de Rondonia para outras áreas epidêmicas do Estado e País.
  • Delimitação de foco, tem a finalidade de verificar a extensão de uma área infectada e executar as ações inerentes para a sua eliminação;

  • Atendimento à notificação da presença de mosquito, para avaliar se é ou não Aedes aegypti e adoção das medidas pertinentes;

  • Verificação da presença ou não de Aedes aegypti na residência e, suas áreas periféricas em casos de suspeita e/ou confirmação de dengue, para impedir o risco de disseminação da doença.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

sim