A Secretaria Municipal de Saúde, através da Divisão de Controle de Endemias, realizara em Ji Paraná, entre os dias 25 de Março à 5 de Abril, o segundo Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti.
O LIRAa é uma metodologia que ajuda a mapear os locais com altos índices de infestação do mosquito Aedes aegypti e, conseqüentemente, alerta sobre os possíveis pontos de epidemia da doença.
De acordo com o Diretor da Divisão de Controle de Endemias, José Carlos da Costa, o objetivo do levantamento é identificar as áreas da cidade com maior proporção/ocorrência de focos do mosquito e os criadouros predominantes. Essas informações possibilitam a intensificação das ações de combate à dengue nos locais com maior presença do mosquito Aedes aegypt.
Durante o ano, ainda serão realizados mais Dois LIRAa:
Em Ji Parná, aproximadamente 4,5% dos imóveis são vistoriados. Os 38 bairros do município são divididos em dois distrito 1 e 2, sendo que todos são vistoriados.
“O LIRAa é uma ferramenta do Ministério da Saúde para que os municípios mantenham um acompanhamento em relação à Dengue.Através deste levantamento, nós planejamos todas as ações que serão desenvolvidas para o combate a dengue, como campanhas de conscientização e eliminação do mosquito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
sim