Bem-vindos ao nosso site!!!

Seja bem-vindo ao nosso site!!!


PORTAL DO SERVIDOR PUBLICO DO BRASIL: PÁGINA OFICIAL

PORTAL DO SERVIDOR PUBLICO DO BRASIL: PÁGINA OFICIAL
CURTA NOSSA PSPB

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Dengue / Ji Paraná Ro.



A Divisão de Controle das Endemias juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde de Ji Paraná Ro. desenvolve ações de prevenção e controle da dengue através de visitas à residências e estabelecimentos comerciais (Empresa),Terrenos Baldios e órgão publico, realizadas pelos dos Agentes de Saúde de Combate as Endemias para controle vetorial da doença.

  1. O que é a dengue e quais os tipos da doença?
  1. O que é a dengue e quais os tipos da doença?
    A dengue é uma doença febril causada por vírus e transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti. Existem quatro tipos de Dengue: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4. Todos quatro tipos circulam em Ji Paraná, apresentam os mesmos sintomas e podem ser diagnosticadas e tratadas nas Unidades de Saúde do município.
  2. Como é o ciclo de vida do mosquito?
    O ciclo dura 10 dias, quando nasce a larva. Depois ela se transforma em pupa, durante aproximadamente dois dias. Depois de sair da pupa, o mosquito adulto já pode se reproduzir e botar ovos, quando o ciclo se reinicia. O mosquito vive cerca de 30 a 40 dias.
  3. Como é realizado o controle da dengue em Ji Paraná?
    O controle é feito no município através de agentes capacitados, que realizam visitas domiciliares rotineiras em todos os bairros do município. A forma mais eficaz para o controle da dengue é a eliminação dos criadouros, o Fumacê mata apenas o mosquito adulto.
  4. Quais projetos de controle da dengue em Ji Paraná?
    São realizadas ações integradas de manejo ambiental para a retirada dos criadouros em Ji ´paraná Nestas ações participam os Agentes de Combate a Endemias e supervisores junto a voluntários de diversas entidades públicas e privadas e representantes da comunidade em geral.
  5. Quais ações são desenvolvidas em locais de risco?
    A "Equipe de Pontos Estratégicos" cuida dos locais mais propícios ao surgimento da dengue, como borracharias, cemitérios, floriculturas, prédios públicos, escolas, ginásios, estádios e ferros velhos. Esta equipe realiza a aplicação inseticida residual ou fumacê, e  o Larvicidas, que tem efeito durante 70 dias.
  6. Como solicitar a visita do agente ou denunciar o foco de dengue?
    A população pode solicitar visitas ou fazer denúncias de locais que tenham foco da dengue ligando gratuitamente para  ADMINISTRAÇÃO: (69) 3424 3029 E 3424 6301
    DENÚNCIA: 08006424554, EMAIL: DCEJIPA@GMAIL.COM   ENDEREÇO: RUA MANOEL FRANCO Nº 1832  BAIRRO NOVA BRASILIA, temos um grupo de agentes atende as denúncias e solicitações e estas passam por um controle, logo depois a visita é confirmada.
  7. Como a população pode ajudar no controle da dengue?
    Além de denunciar locais de risco e solicitar visitas de agentes a população pode auxiliar na eliminação dos criadouros, ao verificar se em sua residência e local de trabalho existem locais com água parada. É importante ressaltar que 70% dos criadouros do mosquito da dengue estão dentro dos domicílios.
  8.          Para o combate eficaz do mosquito da dengue, A Divisão de Controle das Endemias faz algumas recomendações: "A regra básica é não deixar a água parada em qualquer tipo de recipiente. Por isso, a dica é manter recipientes como caixas d’água, barris, tambores, tanques e cisternas devidamente fechados. Além disso, não deixar água parada em locais como vidros, potes, pratos e vasos de plantas, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhados, bandejas, bacias, drenos de escoamento, canaletas, blocos de cimento, urnas de cemitério, folhas de plantas e outros locais em que a água da chuva é coletada ou armazenada;                                                                                                                               E a solução simples pode ser adotada nas residências como forma de controle das larvas do mosquito da dengue. Basta bater no liquidificador 60 botões de cravo-da-índia com uma xícara e meia de água. A solução deve ser aplicada nos aparadores de plantas e apresenta eficácia por até um ano, quando o frasco é mantido na geladeira.", concluiu DCEJIPA                 
  9. Os sintomas da dengue são febre (38º a 40º C), dor de cabeça, dor nos olhos, dor muscular, prostração, dor nas juntas, fraqueza, falta de apetite, náuseas, vômitos, manchas avermelhadas e coceira.
    Se a pessoa apresentar, além dos sintomas acima, dor intensa no abdômen, tonturas, vômitos intensos e sangramentos no nariz e nas gengivas, o caso pode estar evoluindo para a dengue grave.
  10. O que a população que deve fazer ao apresentar sintomas de dengue?
    Toda pessoa que apresentar febre e outros dois sintomas de dengue deve se hidratar e procurar imediatamente a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência. Assim o usuário terá acesso ao diagnóstico e tratamento da doença. Não se automedique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sim