Bem-vindos ao nosso site!!!

Seja bem-vindo ao nosso site!!!


PORTAL DO SERVIDOR PUBLICO DO BRASIL: PÁGINA OFICIAL

PORTAL DO SERVIDOR PUBLICO DO BRASIL: PÁGINA OFICIAL
CURTA NOSSA PSPB

quarta-feira, 25 de março de 2015

RESULTADO DO Liraª de Março de 2015 aponta resultado de 4,8% IIP dos imóveis com infestação do Aedes Aegypti Transmissor da Dengue em Ji Paraná - Ro.

O Lira de Março de 2015 aponta resultado de 4,8% IIP dos imóveis com infestação do Aedes Aegypti em Ji Paraná - Ro.




Escrito por  Valdir Madruga


A Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA) de Ji Paraná, através da Divisão de Controle das Endemias(DCE), realizou nos dias 16 e 25 de Março o segundo Levantamento Rápido do Índice de Infestação de Aedes aegypti (LIRAa).

Foram visitados 2.350 Imóveis em diversos pontos dos bairros da cidade em busca de possíveis criadouros do mosquito da dengue, destes 4,8% IIP dos imóveis apresentaram focos positivo do Aedes Aegypit, esse resultado acima é considerado um Nível de alto Risco para desencadear uma epidemia de Dengue em nosso Município; Vale lembrar que o preconizado pelo Ministério da Saúde é de até <-1%.IIP.


A intenção do DCE e SEMUSA é intensificar o ritmo regular de trabalho contra a dengue, no intuito de enfrentar possíveis epidemias principalmente para a época do verão. Após avaliação dos resultados alcançados neste último Lira, novas ações e estratégias serão programadas para o combate ao vetor, principalmente nos bairros com maiores índices IIP. Umas das ações realizadas é o uso de UBV ”Ultra Baixa Volume” (fumacê – Manuseados por agentes de saúde) para o bloqueio do Vírus da doença. 

Os locais são escolhidos após a verificação das notificações em hospitais e clínicas que são acompanhadas semanalmente pela vigilância epidemiológica. 

A equipe de visitas de imóveis também realiza ações específicas, objetivando a conscientização da população quanto às formas de prevenção contra a dengue. 

O coordenador de endemias, Oseias Duarte Pinheiro, destaca a importância da mobilização social em torno desta causa. Grande maioria dos focos de mosquito está em imóveis residenciais, e por isso é preciso que a população fique atenta as formas de prevenção para não permitir a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, Manter os quintais limpos, evitando locais com água parada é uma forma eficaz de se prevenir. 

Agradecemos a população por colaborar e terem permitido a entrada dos agentes de saúde em suas residências para realizar o levantamento do Índice de Infestação predial, e os agentes de saúde do DCE, que foram de extrema importância para a realização da coleta de dados, é importante que os moradores continuem colaborando e eliminando criadouros do mosquito. 

Através do telefone, população pode tirar dúvidas e fazer denúncias sobre focos e pessoas suspeita de dengue através dos telefones e EMAIL (69) 3424 3029 e 0800 6424554. -: dcejipa@gmail.com


Comparação dos índice de Infestação Predial do mosquito Aedes Aegypti  entre a os anos de 2012 a março de 2015.



Ji Paraná Ro. 25 de Março de 2015.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

sim