Bem-vindos ao nosso site!!!

Seja bem-vindo ao nosso site!!!


PORTAL DO SERVIDOR PUBLICO DO BRASIL: PÁGINA OFICIAL

PORTAL DO SERVIDOR PUBLICO DO BRASIL: PÁGINA OFICIAL
CURTA NOSSA PSPB

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Ji Paraná RO. Divulga resultado do 3ª Lira realizado em Novembro de 2016 que reforça combate à dengue.



Divisão de Controle das Endemias de Ji Paraná Ro http://dcejipa.blogspot.com.br/

 MAPA DOS ESTRATOS:

ESTRATOS Nº1 REVELAM UM IIP 2,4% QUE CONTEMPLA OS BAIRROS DE NOVA BRASILIA E GOV. JORGE TEIXEIRA MOSTRA UM INDCE DE INFESTAÇÃO PREDIAL DE MÉDIO RISCO, 

ESTRATOS Nº2 MOSTRA UM IIP 1,36%, QUE CONTEMPLA OS BAIRROS HABITART BRASIL, NSª DE FATIMA, BIANCÃO, JK, RES. CARNEIRO, BOA ESPERANÇA, VALPARAISO, SÃO FRANCISCO, DUQUE DE CAXIAS E VILA JOTÃO,

ESTRATOS Nº3 REVELAM UM IIP 1,07% MÉDIO RISCO QUE CONTEMPLA OS BAIRROS DE PRIMAVERA, JD. FLORIDA, RIACHUELO, PQ.SÃO PEDRO, CAFEZINHO, JD. DAS SERINGUEIRAS, UNIÃO II PQ. DOS PIONEIROS E SÃO CRISTOVÃO. 

04- ESTRATOS Nº4 MOSTRAM UM IIP 4,4% ALTO RISCO DE OCORRER UMA EPIDEMIA DE DENGUE, NOS BAIRROS UNIÃO I , CENTRO, CASA PRETA, DOM BOSCO, PQ. SAÕ PEDRO, BELLA VISTA, COLINA PARK I,, COLINA PARK II, AÇAI, A. BERNARDES, NOVO HORIZONTE, SÃO BERNARDO E VILA URUPÁ .

05- ESTRATOS Nº5 REVELAM UM IIP 1,55% MÉDIO RISCO QUE CONTEMPLA OS BAIRROS DE NOVO JI PARANÁ, URUPÁ, DOID DE ABRIL, JD. DOS MIGRANTES, JD PRESIDENCIAL, SANTIAGO, BOSQUE DOS IPÊS, VILA DE RONDONIA E NOVO URUPÁ.

ESTRATOS Nº 01,02,03 E 05 COM MÉDIO RISCO

ESTRATO N 4  COM IIP 4,4% ALTO RISCO
O Levantamento de Índice Rápido da Dengue (Lira), realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) entre os dias 07 a 11 de Novembro de 2016, identificou que o município de Ji Paraná  está em situação de médio risco com relação à transmissão da doença causada pelo mosquito aedes aegypti. Ji Paraná apresentou índice de 2,1%. O Ministério da Saúde classifica três categorias: até 1% o nível é satisfatório, de 1% a 3,9% a situação é de alerta, superior a 4% há risco de surto de dengue.
A coleta de dados ocorreu em 2.447 imóveis e foi realizada por 29 agentes de saúde e 7 supervisores em 44 bairros, dos 66 bairros cadastrado no SISPNCD.
O Lira é um método nacional de amostragem realizado todos os anos antes do início do verão, período de maior transmissão da dengue.
De acordo com o coordenador da Divisão de controle das endemias de Ji Paraná Oseías Duarte Pinheiro, foram detectados focos de dengue em 52 imóveis entre os 44  bairros inspecionados. 
“Esse focos foram encontrados em caixas de água, lixos domésticos, material de construção jogado em quintais e bebedouro de animais”, destacou Oseías. O coordenador ressaltou que todos os focos encontrados foram eliminados durante as vistorias e os dados encaminhados para o comitê da dengue.
Ainda de acordo com a SEMUSA/DCE, estima-se 40% dos focos de dengue são encontrados em lixos domésticos, fossas e outros 40% em caixas de água destampadas, tanques e tambores. Vasos de planta representam 10% e os outros 10% são encontrados em lixos descartados em terrenos baldios.
A Secretaria de Saúde, junto a Divisão de Controle das Endemias  reforça que a equipe de agente de saúde do DCE e equipe de Agentes comunitários de saúde ACS  promove ações rotineiras de combate ao mosquito durante todo o ano e, neste período que antecipa o verão, houve reintegração de mais agentes de saúde para atuarem na intensificação na orientação e  informação  aos moradores para o combate à dengue.
Agentes de saúde são orientados a colocarem telas em caixas de água destampadas e nos suspiros das fossas durante vistorias nos imóveis. Dados da Semusa revelam que há no município aproximadamente há um índice elevados de caixas de água destampadas e fossas  danificadas e sem proteção nos suspiros, o que facilita a proliferação e dispersão do mosquito.
O coordenador reforça que é importante que os moradores continuem colaborando e eliminando criadouros do mosquito (objetos que acumulam água parada, como garrafas, vasos ou pneus dentro de casa ou nos quintais). Caixas de água devem ser bem tampadas sempre, as fossas devem ser muito bem vedadas e pratos dos vasos de planta preenchidos com areia para não acumularem água.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

sim