Bem-vindos ao nosso site!!!

Seja bem-vindo ao nosso site!!!


PORTAL DO SERVIDOR PUBLICO DO BRASIL: PÁGINA OFICIAL

PORTAL DO SERVIDOR PUBLICO DO BRASIL: PÁGINA OFICIAL
CURTA NOSSA PSPB

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Combate a Dengue Ji Paraná Rondônia Brasil

 

PROGRAMA DE COMBATE À DENGUE ANO 2013
 
 
· OBJETIVOS DO PROGRAMA: manter o constante monitoramento do índice de infestação do município e, através de ações educativas/preventivas, orientar e motivar os moradores a eliminar ou conviver de maneira correta com os criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue.
· A equipe de combate à Dengue da Divisão de Controle de Endemias de Ji Paraná Ro., atualmente é composta por 01 (Um) coordenador, 05 (cinco) supervisores, 70 (setenta) Agentes de Saude Publica e 10 (dez) Agentes de saude que atuam na Aplicação de inseticida espacial UBV Portatil e Pesado (Fumacê).

AÇÕES EXECUTADAS
· TRABALHO CASA-A-CASA: desde o ano de 1997, a equipe do Programa de Combate à Dengue da Divisão de Controle de Endemias  do Municipio de Ji Paraná  vem desenvolvendo atividades educativas/preventivas denominadas casa-a-casa em nossa cidade, trabalho esse efetivado num contínuo, com ciclos de duração média de dois meses e meio.
· VISITAS A PONTOS ESTRATÉGICOS: pontos estratégicos são locais que apresentam grande quantidade de recipientes em condições favoráveis à proliferação de larvas do Aedes aegypti, como depósito de pneus usados, ferro-velho, oficinas de desmanche de veículos, borracharias, funilarias, cemitérios, Aeroporto,entre outros. A atividade de monitoramento desses locais são realizadas Quizenalmnete e, para tal, são disponibilizada uma dupla de agentes.

UBV FUMAÇÊ:

                   Consiste-se  na aplicação de inseticidas, através do artifício de serem levadas gotas de inseticidas através de partículas (névoa ou Fumacê) mais leves que o ar, permanecendo então suspensa e portanto, no ambiente por determinado período de modo a atingir o inseto alvo, mosquitos  Aedes  Aegypti.

                    Operação que consiste na aplicação de inseticida, sob forma líquida (calda ), a base de CIPERMETRINA E DELTAMETRINA (Piretróides) e  obedecendo as concentrações de  2% a 3%  por litros de Solvente  determinadas pelo MS  Ministério da Saúde e Fabricante do produtos
                Objetivo  Geral das  aplicação de inseticida espacial FUMACÊ, para o bloqueio da transmissão Viral da Dengue.

 
· ATENDIMENTO A DENÚNCIAS: atividade que também envolve toda a equipe através de demanda espontânea. O coordenador e os supervisores também vão a campo buscando resolver casos mais complexos trazidos pelos agentes.
 
· BUSCA ATIVA: procedimento adotado diante um caso suspeito de Dengue, cujo objetivo, além da eliminação de possíveis criadouros, é saber se há ou não transmissão e, caso haja, determinar o tamanho da área de infestação. A atividade é desenvolvida numa área média de 09 (nove) quadras, envolvendo toda a equipe do Programa de Combate à Dengue.
 
· SUPERVISÃO DIRETA DOS AGENTES: atividade desenvolvida num contínuo, onde são supervisionados os agentes  do Programa de Combate à Dengue, que acompanharão pessoalmente a execução dos trabalhos, com o objetivo constante de melhorar a qualidade do mesmo.
 
· SUPERVISÃO INDIRETA DOS AGENTES: a auditoria é efetivada junto às residências trabalhadas pelos agentes, onde são supervisionados continuamente pelos seus respectivos supervisores, contando ainda com o respectivo coordenador do programa.
 
· PALESTRAS EM ESCOLAS E INDÚSTRIAS: as palestras são ministradas conforme demanda pelo coordenador do Programa de Combate à Dengue, que acumula assim a função de Agente de IEC - Informação, Educação e Comunicação.
 
· AÇÃO DE LIMPEZA NOS BAIRROS: ação que implementa o trabalho casa-a-casa, através da contratação de caminhões, motoristas e braçais que procederão à retirada de criadouros e inservíveis nos locais visitados pelas equipes. As atividades também envolvem os coordenadores, supervisores e agentes do programa.
 
 
Dicisão de Controle de Endemias 
Rua Manoel Franco Nº 1832 /Bairro Nova Brasilia Ji Paraná Rondônia.
Telefone 69 3424 3029

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sim