Bem-vindos ao nosso site!!!

Seja bem-vindo ao nosso site!!!


PORTAL DO SERVIDOR PUBLICO DO BRASIL: PÁGINA OFICIAL

PORTAL DO SERVIDOR PUBLICO DO BRASIL: PÁGINA OFICIAL
CURTA NOSSA PSPB

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

1º LIRA 2015 DE JI PARANÁ É PREOCUPANTE, A CIDADE CORRE RISCO DE EPIDEMIA DE DENGUE

Controle de Endemias reforça alerta contra Dengue

DCE/ Valdir Madruga -31/de Janeiro de 2015.

A Divisão de Controle das Endemias (DCE), junto a SEMUSA Realizou o primeiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes (LIRA) de 2015, realizado entre os dias 19 a 30 de janeiro. Nele, O município de Ji Paraná apresentou alto risco para transmissão de dengue com 4,0% IIP de incidência média de criadouros do mosquito Aedes aegypti nos imóveis visitados, Vale lembrar que o preconizado pelo Ministério da Saúde é de até 1%. IIP. Foram visitados 2.255 Imóveis em diversos bairros da cidade em busca de possíveis criadouros do mosquito da dengue, destes 4,0%IIP apresentaram casos positivos.

O último LIRAa realizado em Ji Paraná foi em outubro de 2014 e apontou resultado de 2,4%. É normal no primeiro LIRAa do ano termos uma alta em relação ao último realizado no ano anterior. Isso por conta das chuvas de dezembro e por causa de várias pessoas viajarem neste período de fim de ano e as casas ficarem fechadas. O importante é que agora todos tenham consciência e ajudem na eliminação destes criadouros.

O Lira revelou que a maior parte dos focos do mosquito continua dentro das residências. “Dos criadouros encontrados durante o levantamento, 42% estavam em depósitos móveis (vasos e pratos, frascos com plantas, bebedouros de animais, etc.) e 47% em lixo, entulhos de construção e outros resíduos sólidos, encontrados, principalmente, nos quintais das residências. Outros 11% estavam em depósitos ao nível do solo (tonéis, barris e cisternas.

De acordo com o diretor Oseias Duarte Pinheiro da Divisão de Controle das Endemias (DCE) do município, tão preocupante quanto o índice de infestação é a circulação viral que permanece na região. “Muitas cidades da região continuam em epidemia, com circulação vital ativa. Em Ji Paraná, não temos essa circulação ativa, mas temos uma alta circulação do mosquito, que forma um cenário muito perigoso, alertou o diretor".

A população também vem sendo convocada a participar destas ações de combate a Dengue, através da adoção de medidas preventivas para eliminar todo e qualquer objeto que possa acumular água, como vasos, pratos, frascos com plantas, bebedouros de animais, pneus e lixo doméstico, diminuindo assim as condições favoráveis para a proliferação dos vetores da doença.

ESTRATÉGIAS – O Lira consiste em uma mapeamento rápido dos índices de infestação predial por Aedes aegypti. Além de identificar os criadouros e a situação de infestação do município, também permite o direcionamento das ações de controle para as áreas mais críticas.

Entre as estratégias que serão adotadas para combater novos casos da doença, estão a continuação das vistorias nos pontos estratégicos quinzenalmente e visitas bimestrais nas residencias, comércios e órgão públicos.

Aumentar a articulação entre agentes de endemias e agentes comunitários de saúde para agilizar o bloqueio de casos suspeitos da doença, e a integração entre instituições públicas, clubes de serviço, associação de moradores e igrejas no sentido de tornar as ações de enfrentamento mais eficazes.



Divisão de Controle das Endemias de Ji Paraná Ro

Promove:

O direito à saúde, elevado à categoria dos direitos fundamentais, por estar interligado ao direito à vida e à existência digna, representa um dos fundamentos da República Federativa do Brasil, sendo considerado pela doutrina e legislação uma obrigação do Estado e Município uma garantia de todo. O nosso legado promover a saúde e o bem estar de todos os cidadães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sim