Bem-vindos ao nosso site!!!

Seja bem-vindo ao nosso site!!!


PORTAL DO SERVIDOR PUBLICO DO BRASIL: PÁGINA OFICIAL

PORTAL DO SERVIDOR PUBLICO DO BRASIL: PÁGINA OFICIAL
CURTA NOSSA PSPB

sexta-feira, 26 de julho de 2013

COMBATER A DENGUE DEVER DE TODOS

COMBATER A DENGUE DEVER DE TODOS


dengue-campanhaA dengue é uma doença que tem atingido muitas pessoas em nosso  município e não pode ser encarada como uma doença comum porque ela pode matar uma pessoa se não for tratada com rapidez. Por isso, a importância de se prevenir enquanto é tempo.
O combate à doença, para a qual não há vacina nem tratamento específico, na opinião dos especialistas depende fundamentalmente de uma parceria entre ações do governo e cuidados da população, desse modo, algumas medidas elementares podem ser tomadas, individualmente e coletivamente para ajudar na erradicação da doença, medidas essas amplamente divulgadas pelo governo municipal. A parceria que aconteceu nos anos de 1955 e 1973, conseguiu erradicar a dengue no estado, porém com o relaxamento da vigilância entomológica ocorrido no início dos anos 80 a doença foi reintroduzida, razão pela qual se concluiu que o trabalho de combate e prevenção ao Aedes Aegypti (vetor da dengue), deve ser permanente e continuo, até que uma vacina seja descoberta e disponibilizada pelo SUS (Sistema Único de Saúde) para todos os cidadãos.
O mosquito geralmente está dentro de casa, no quintal, terrenos baldios e áreas vizinhas. Sua proliferação é resultado de descuido e falta de cuidados das pessoas, uma vez que garrafas pet, pneus velhos, copos plásticos e outros recipientes que possam armazenar água são jogados nas ruas e terrenos abandonados. É fundamental conscientizar as pessoas de que só a atuação conjunta do governo e da população levará ao controle da doença em nosso município. Não adianta só o governo atuar com visitas as casas com o objetivo de identificar e eliminar criadouros do mosquito que existam. Uso de larvicidas em pó em locais onde haja água parada e uso de inseticidas espalhados por máquinas de nebulização ou carro e motos fumacê, e orientar a população sobre condutas a ser adotadas para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, se não houver a participação de todos os munícipes. Não vamos esquecer que a dengue é uma das piores ameaças à saúde pública do nosso município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sim