Bem-vindos ao nosso site!!!

Seja bem-vindo ao nosso site!!!


PORTAL DO SERVIDOR PUBLICO DO BRASIL: PÁGINA OFICIAL

PORTAL DO SERVIDOR PUBLICO DO BRASIL: PÁGINA OFICIAL
CURTA NOSSA PSPB

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Agente de saúde é essencial no combate à dengue

Diretor do DCE Oseias Duarte Pinheiro: 

Os agentes de saúde são importantes aliados no combate à dengue, segundo Valdir Madruga, pois são os responsáveis por fazer o controle vetorial dentro das residências, auxiliando os moradores na eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti e orientando sobre como prevenir a doença. 
“Para controlar a dengue, os agentes de saúde realizam periodicamente visitas domiciliares, onde fazem a inspeção do terreno e orienta os moradores  para que eliminam os possíveis criadouros do mosquito, além de orientarem os moradores sobre os hábitos que devem ser adotados para evitar que novos focos venha se desenvolver”, explicou  o servidor  Valdir Madruga. 
O trabalho dos agentes de saúde é fundamental para interromper o ciclo da doença. Madruga disse que é importante que a comunidade colabore com o trabalho dos agentes de saúde, permitindo que eles adentrem em suas residências para fazer a vistoria e verificar a existência de focos do mosquito. “A ação mais simples para se prevenir a dengue é evitar o nascimento do mosquito, já que não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação. Para isso, é preciso eliminar os lugares que eles escolhem para a reprodução”, disse Madruga.
Para contribuir com o trabalho de combate a doença a comunidade deve fazer o seguinte: lavar, principalmente por dentro com escova e sabão os utensílios usados para guardar água em casa, como jarras, garrafas, potes e baldes; Não deixar água acumulada sobre a laje; manter a caixa d’água completamente fechada; eliminar ou encher de areia, até a borda, os pratinhos dos vasos de plantas; manter bem tampados tonéis e barris de água; semanalmente, lavar por dentro, com escova e sabão, os tanques utilizados para armazenar água; remover folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas; jogar no lixo todo objeto que possa acumular água, como embalagens usadas, potes, latas, copos e garrafas vazias; colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira bem fechada; não jogar lixos em terrenos baldios; e manter o saco de lixo bem fechado e fora do alcance dos animais até o recolhimento pelo serviço de limpeza urbana. 
O ovo do mosquito pode sobreviver até 450 dias, mesmo se o local onde foi depositado o ovo estiver seco. Caso a área receba água novamente, o ovo ficará ativo e pode atingir a fase adulta em um espaço de tempo entre dois e três dias. “Essa é a importância da eliminação dos criadouros em potencial”, reforça Valdir Madruga.

Ji Paraná 22 de Abril de 2015.


Fonte: DCEJIPA-RO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sim