Bem-vindos ao nosso site!!!

Seja bem-vindo ao nosso site!!!


PORTAL DO SERVIDOR PUBLICO DO BRASIL: PÁGINA OFICIAL

PORTAL DO SERVIDOR PUBLICO DO BRASIL: PÁGINA OFICIAL
CURTA NOSSA PSPB

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Novo método 'fumacê' diminui casos de dengue em 78%, em Ji-Paraná, RO

Novo método 'fumacê' diminui casos de dengue em 78%, em Ji-Paraná, RO

Em 2012 foram 287 casos confirmados; Em 2014 este número caiu para 65.
Metodologia está funcionando desde 2013 em todo Brasil.

Pâmela FernandesDo G1 RO
Combate à dengue é intensificado com uso do fumacê (Foto: Reprodução/TV Integração)Nova forma de aplicação do "fumacê" tem garantido
bons resultados (Foto: Reprodução/TV Integração)
Um novo procedimento de combate ao mosquito da dengue, em vigor no Brasil desde o 2013, diminuiu os casos de dengue em Ji-Paraná (RO), município distante 370 quilômetros de Porto Velho. O “fumacê” que antigamente era passado indiscriminadamente em toda cidade, agora é distribuído apenas em pontos específicos e quem têm focos da doença. Os casos confirmados de dengue no município caíram 78% em 2014.
O secretário de saúde, Renato Antonio Fuverki, explica que agora a ações são para o bloqueio da proliferação do mosquito. O inseticida continua sendo proliferado, mas apenas em um raio de 150 metros de onde houve um foco da doença. “Quando uma pessoa é diagnosticada com dengue nós pegamos os dados dela, vamos até sua casa e passamos o inseticida apenas naquela região”, explicou Fuverki.
Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), com os trabalhos realizados, porta a porta, pelos agentes de saúde, em média, a cada 100 casas, apenas duas têm larvas do mosquito Aedes Aegipty, transmissor da doença. Assim, o sistema antigo, que passava em todas as casas, era um desperdício, pois apenas 2% do trabalho realizado era aproveitado, segundo a Semusa.
De acordo com o secretário, a mudança foi feita pelo Ministério da Saúde, e nenhuma cidade no Brasil trabalha com o sistema antigo. Além de qualificar o trabalho, evitando o desperdício óleo diesel e inseticidas,  o novo método também garante a sobrevivência de outros insetos, como borboletas e abelhas, que também morriam, prejudicando o meio ambiente.
O novo método foi implantado há quase dois anos e, de acordo com os números da Semusa, os resultados são muito positivos. Em 2012, das 512 suspeitas de dengue, 287 foram confirmadas. Com a implantação do novo método, em 2013 o número de suspeitas caiu para 351, sendo apenas 123 confirmados, ou seja, um número 58% menor que o ano anterior. Em 2014, estes números caíram ainda mais, com uma queda de 78%. Foram 301 suspeitas e 65 casos de dengue registrados na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

sim