Bem-vindos ao nosso site!!!

Seja bem-vindo ao nosso site!!!


PORTAL DO SERVIDOR PUBLICO DO BRASIL: PÁGINA OFICIAL

PORTAL DO SERVIDOR PUBLICO DO BRASIL: PÁGINA OFICIAL
CURTA NOSSA PSPB

domingo, 30 de novembro de 2014

Funcionário público

Funcionário público

São Pessoa que exerce, legalmente, função administrativa de âmbito federal, estadual ou municipal, de caráter público.  O cargo ou função pertence ao Estado e não a quem o ocupa, tendo o Estado direito discriminatório de criar, alterar ou suprimir cargos ou funções. A vitaliciedade não impede a extinção do cargo, ficando o funcionário em disponibilidade com todos os vencimentos. Para demissão do funcionário público concursado é necessário processo administrativo com garantia de ampla defesa. O estágio probatório não protege o funcionário contra a extinção do cargo. Servidor vitalício sujeita-se à aposentadoria compulsória em razão da idade. O funcionário é de fato, se irregularmente investido em cargo público; de direito, se concursado e legalmente investido em suas funções. Em Direito Penal, o conceito é específico não se confundindo com a definição do Direito Administrativo. Considera-se funcionário público, para os efeitos penais quem, embora transitoriamente ou sem remuneração, exerce cargo, emprego ou função pública. Equipara-se a funcionário público quem exerce cargo, emprego ou função em entidade paraestatal.

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE JI - PARANÁ RO. INTENSIFICA TRABALHOS DE COMBATE À DENGUE.

A Divisão de Controle das Endemias, através da  Secretaria Municipal de Saúde de Ji Paraná -Ro;  está intensificando os trabalhos de combate à dengue no município. O índice de infestação do Município é considerado o mais alto no final do quinto ciclo, chegando à 2.3%, sendo que o aceitável é de até menor que 1,00%. preconizado pelo MS.



As equipes de Agentes de Saúde da Divisão de Controle das Endemias, levam até os moradores como uma das principais informações, os sintomas da dengue, que são: febre, vômito, manchas avermelhadas na pele e dores de cabeça e no corpo. No caso de aparecimento destes sintomas, a orientação é de que o paciente procure a Unidade de Saúde mais próxima de casa, pois a dengue é uma doença grave e pode até matar.

As principais medidas que devem ser tomadas contra a dengue são:

- Evitar água parada;

- Sempre que possível, esvaziar e escovar as paredes internas de recipientes que acumulam água;

- Manter totalmente fechadas cisternas, caixas d'água e reservatórios provisórios como tambores e barris e virar os baldes com a boca para baixo;

- Furar pneus velhos e guardá-los em locais protegidos das chuvas;

- Guardar latas e garrafas emborcadas para não reter água;
- Limpar periodicamente calhas de telhados, marquises e rebaixos de banheiros e cozinhas, não permitindo o acúmulo de água;

- Jogar quinzenalmente desinfetante nos ralos externos das edificações e nos internos pouco utilizados;

- Drenar terrenos onde ocorra formação de poças;

- Não acumular latas, pneus e garrafas;

- Encher com areia ou pó de pedra poços desativados ou depressões de terreno;

- Manter fossas sépticas em perfeito estado de conservação e funcionamento,

- Não despejar lixo em valas, valetas, margens de córregos e riachos, mantendo-os desobstruídos.




Ji Paraná 27 de Novembro de 2014.

Chegada do verão e período chuvoso aumentam o alerta contra a dengue

No período de chuvas, a população precisa ficar ainda mais atenta para evitar a proliferação da dengue, em decorrência da elevação dos focos de água parada. o período de verão dispenda cuidados.

“Estamos entrando no período crítico no que se refere à transmissão de dengue. A temperatura mais elevada, o nível de chuvas aumentado e o período de férias, podem favorecer a proliferação do vetor de transmissão da dengue, o Aedes aegypti. Por isso, é muito importante que a população siga algumas recomendações”.

A Secretaria Municipal de Saúde de Ji Paraná, Juntamente com a Divisão de Controle das Endemias, esclarece que, em mais de 80% dos casos, o foco do mosquito está dentro das residências. “Faça a checagem toda semana e não deixe que o mosquito se multiplique. Ele leva de 7 a 10 dias para passar do ovo à fase adulta. Por isso, o ideal é que cada um faça sua parte e se junte nessa luta contra a doença”.

A dengue é uma doença infecciosa febril transmitida por um mosquito e dura em torno de 10 dias. Os sintomas são: febre, dor de cabeça, no corpo, nas articulações e por trás dos olhos, podendo afetar crianças e adultos.


Dicas de Prevenção

- Cuidado especial no armazenamento e destinação do lixo, mantendo-o em recipiente fechado e disponibilizando-o para recolhimento pela Limpeza Urbana na freqüência usual;

- Jamais descarte o lixo ou qualquer outro material que possa acumular água no quintal de casa, no quintal de vizinhos, na rua ou em lotes vagos;

- Mantenha a caixa d’água sempre limpa e totalmente tampada;

- Mantenha as calhas livres de entupimentos para evitar represamento de água nas mesmas;

- Elimine os pratinhos de vasos de plantas; caso não seja possível mantenha-os limpos e escovados pelo menos três vezes ao dia;

- Mantenha limpos e escovados os bebedouros de animais domésticos; a água deve ser trocada diariamente;

- Mantenha piscinas sempre em uso e devidamente tratadas;

- Atenção especial ao sair de férias para que esses cuidados estejam garantidos na ausência do morador;

- Caso perceba a manifestação de qualquer sintoma de dengue, procure imediatamente o centro de saúde mais próximo.


                                                                                       Ji Paraná 27 de Novembro de 2014.

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Água: um bem precioso da natureza


Introdução 


A água é um composto químico formado por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio. Sua fórmula química é H2O. Porém, um conjunto de outras substâncias como, por exemplo, sais minerais juntam-se a ela. Nos oceanos, por exemplo, existe uma grande quantidade de sal misturada a água.


A água pura não possui cheiro nem cor. Ela pode ser transformada em gelo (solidificação) quando está numa temperatura de zero grau Celsius. A água ferve quando atinge a temperatura de 100 graus Celsius (no nível do mar).


Cerca de três quartos da superfície do planeta Terra é coberto por água. Em função deste aspecto, nosso planeta, visto do espaço, assume uma cor azulada. Sem este líquido precioso o ser humano não teria se desenvolvido neste planeta. Basta dizer que o corpo do ser humano é quase totalmente formado por água. A água também é fundamental para a vida dos outros animais e plantas do nosso planeta.

A água é extremamente importante para o homem. Na antiguidade, por exemplo, as grandes civilizações se desenvolveram às margens de rios. Os egípcios, por exemplo, dependiam das águas do rio Nilo para quase tudo. A civilização da Mesopotâmiatambém utilizou este recurso natural dos rios Tigre e Eufrates.


Consumo de água e racionamento

A água é um bem precioso que deve ser consumido de forma racional. Estudiosos apontam que, futuramente, a água poderá se tornar rara caso continue ocorrendo desperdício. Em algumas regiões do mundo, principalmente nas mais pobres, já ocorre a falta de água.


Dicas de racionamento e tratamento de água no dia-a-dia:

- Não use água para lavar carros e calçadas;

- Ao escovar os dentes, feche a torneira;

- Tome banhos mais curtos, ensaboando o corpo antes de ligar o chuveiro;

- Acabe com os vazamentos em canos residenciais;

- Para quem tem piscina, evite trocar a água constantemente. Use procedimentos de tratamento de água;

- Ao tomar conhecimento de vazamento de água nas ruas, comunique imediatamente a empresa de água responsável ou a prefeitura.

- Junte uma boa quantidade de roupas antes de coloca-las na máquina de lavar;

- Ajude a combater a poluição das águas. Não jogue lixo nos rios e córregos. Não jogue óleo de cozinha no encanamento, pois este produto irá contaminar as águas. Um litro de óleo de frituras pode contaminar até um milhão de litros de água.


Lembre-se: se todos economizarem a água não vai faltar. Racionando, podemos ajudar o meio ambiente e economizar dinheiro. Ganha-se duas vezes.


Distribuição de água na Hidrosfera


- Oceanos: 97,2%

- Geleiras e calotas de gelo: 2,15%

- Água presente no subsolo: 0,62% (aproximadamente)

- Águas da superfície (rios, lagos, biomassa): 0,029% (aproximadamente)

- Água presente na atmosfera: 0,001% (aproximadamente)


fonte: U.S. Geological Survey


Você sabia?


- A Unesco estabeleceu que 2013 é o Ano Internacional da Cooperação pela Água. A ideia é incentivar as pessoas, governos e empresas a agirem de forma sustentável no acesso e uso da água.


- Somente 0,5% da água doce (em estado líquido) do planeta está acessível na superfície.


- Cerca de 70% da água doce disponível no Brasil está na Bacia Amazônica.


- As indústrias do Brasil consomem cerca de 100 mil litros de água por segundo.


- Cerca de 70% da água doce é consumida pelo setor agrícola.


Veja também:







domingo, 23 de novembro de 2014

Ji Paraná reforça cuidados em combate a dengue no período chuvoso

 A Divisão de Controle das Endemias/SEMUSA de Ji Paraná reforça cuidados em combate a dengue no período chuvoso“ A população deve estar atenta e prevenir a proliferação do mosquito da dengue e sobre os riscos e prejuízos que o aparecimento do mosquito pode provocar a nossa saúde”.





A Secretaria Municipal de Saúde de Ji Paraná por meio da Divisão de Controles das Endemias (DCE) mais uma vez alerta a população para que sejam conscientes e se unam em combate a proliferação do mosquito da dengue, neste período de chuvas.

Novo Vírus Chikungunya; alem dos quatros tipos de Dengue, o novo Vírus também é transmitido pelo Mosquito AEDES AEGYPTI.

Portanto todas as ações para o controle do vetor da dengue têm impacto na prevenção do Chikungunya. As duas doenças são transmitidas pelo mesmo vetor  o mosquito Aedes.
Pois nesta época de chuvas, começam os preocupações com o perigo do Aedes Aegypti, o mosquito transmissor da dengue, o acúmulo de água aumenta cada vez mais.

"O DCE reforçar na orientação mais a população de Ji Paraná, sobre os riscos e prejuízos que o aparecimento do mosquito pode provocar a nossa saúde. O mosquito se desenvolve em ambiente escuro, com água parada e limpa, nunca se esqueçam disso”
A população precisa ficar atenta aos recipientes onde a água pode se acumular, como pneus, garrafas, vasos de plantas, restos de obras, sacolas plásticas e até a gaveta da geladeira”, acrescenta.

Com o período chuvoso aumenta a possibilidade do surgimento de criadouros do mosquito transmissor da dengue. Por isso o DCE/SEMUSA pede a colaboração de toda a população no trabalho de combate ao mal.

AÇÕES - O DCE realiza ações durante todos os anos, por exemplos ações de rotina, onde os agentes de endemia realizam os trabalhos de visitas domiciliares, Pesquisas em pontos estratégicos (local onde há maior concentração de criadouros, como: borracharias, ferro velhos, entre outros) e realização de bloqueio de casos (trabalham em cima das notificações).

Os técnicos de Saúde do DCE/SEMUSA Peçam a colaboração da população para que não parem de se policiarem e combatam os possíveis criadouros do mosquito da dengue, pois, é através das ações de combate que iremos eliminar os focos da dengue é de suma importância que a população deixe os agentes de endemia realizar as vistorias dentro das residências.

Os técnicos de Saúde informa a população para que fiquem atentos a qualquer local que acumule água e observe os seguintes cuidados;

*Não deixe os pneus em local seco e abrigado da chuva.

*Jogue o lixo que acumula água como embalagens, latas, copos descartáveis, garrafas, tampinhas em lixeiras com tampa.

*Tampe bem caixa de água, tambores, latas e cisternas para que o mosquito não entre para deposita os ovos.

*Mantenha garrafas que não estiverem sendo usadas sempre viradas de cabeça para baixo.

*Não deixe água acumulada nos vasos de planta e jarros de flores.

*Coloque areia nos pratos dos vasos; lave bem e com freqüência, com escova e sabão as vasilhas de água dos animais de estimação, pois os ovos depositados nas bordas podem sobreviver sem água por um ano ou mais.

*Mantenha as calhas dos telhados desobstruídas para que não acumule água.
*Mantenha as piscinas limpas e tratadas com cloro.

                                                                              Ji Paraná 23 de Novembro de 2014 





Dengue – prevenir ainda é o melhor remédio!

Dengue – prevenir ainda é o melhor remédio!


Petróleo e Gás: carreira oferece boas oportunidades e altos salários






















A dengue é caracterizada por febre aguda e intensas dores musculares e articulares. A contaminação ocorre quando o mosquito Aedes Aegypt, portador do vírus da dengue, pica um indivíduo. No Brasil, há referências de epidemias de dengue desde a década de 20, mas somente em 1982 foi confirmada laboratorialmente a ocorrência da doença no país. De lá para cá, muitos casos de epidemias são registrados todos os anos em vários estados e a doença tem sido uma preocupação de saúde pública. 

Apesar das medidas utilizadas para combater a dengue, como por exemplo, a disseminação de propagandas e as visitas de agentes epidemiológicos de casa em casa, a doença ainda afeta a população, principalmente no período do verão.

Devido às chuvas frequentes, o clima quente e úmido torna-se favorável à proliferação do mosquito da dengue. A água acumulada em reservatórios ao ar livre pode se transformar em criadouros do inseto, aumentando a incidência da contaminação, principalmente nos grandes centros urbanos. 

Como combater a dengue e Febre Chikungunya.

Para combater a dengue Febre Chikungunya é preciso evitar que o mosquito Aedes Aegypt se reproduza. Desse modo, é necessário eliminar o acúmulo de água parada em latas, pneus, sacos plásticos e até mesmo tampinhas de refrigerantes. Como é muito comum encontrar esses itens em residências é de suma importância a ação da população para o combate da doença. 

Alem da Dengue, a Febre Chikungunya; também é transmitido pelo Mosquito AEDES AEGYPTI.

Portanto todas as ações para o controle do vetor da dengue têm impacto na prevenção da Febre Chikungunya. As duas doenças são transmitidas pelo mesmo vetor o mosquito Aedes.

Verifique quais cuidados devem ser tomados para evitar a dengue e Febre Chikungunya.:

Garrafas vazias – armazene este tipo de garrafa sempre de cabeça para baixo.

Pneus – guarde os pneus em locais protegidos da chuva, totalmente secos. 

Lixeira – mantenha o lixo em sacos plásticos e tampe bem a lixeira.

Caixa d’água – feche a caixa d’água com uma tampa apropriada, pois ela é um grande reservatório de água limpa e parada.

Calhas– remova as folhas e resíduos das calhas para escoar totalmente a água da chuva.

Laje – retire, após a chuva, o acúmulo de água sobre a laje.

Tanques para armazenar água – lave esse tipo de reservatório por dentro, semanalmente, com escova, água e sabão.

Vasos de plantas – encha com areia, até a borda, os pratinhos dos vasos de planta, evitando assim a água acumulada.

Plantas aquáticas – troque a água dos vasos uma vez por semana e lave-os com água e sabão.
As pequenas atitudes dentro da nossa própria casa são as maneiras mais efetivas de combater a dengue. Dessa forma, é muito importante que toda a população entenda a importância de eliminar os focos da dengue para assim, erradicar a doença em nosso país.








Ações de combate a dengue são realizadas em JI -PARANÁ RO.







Agentes de Saúde da Divisão de Controle das Endemias/ SEMUSA realizam vistorias nas residências e empresas orientando os moradores e comerciantes


Agentes percorrem ruas do município vistoriando e orientando moradores visando o combate a dengue


Com a proximidade da estação mais quente do ano não é só as temperaturas que tendem a aumentar, as chances de proliferação do mosquito da dengue também. E é justamente para combater o Aedes Aegypti que a Prefeitura de Ji-Paraná, através da secretaria de Saúde, realiza serviços de combate a dengue pelo município.

Diariamente equipes vêm realizando visitas aos domicílios e,empresas e (PE) Pontos Estratégicos  do município para vistoriar e orientar os moradores e comerciantes a respeito do vírus e como combatê-lo. Segundo o Coordenador da Divisão de Controle das Endemias no caso de Combate à Dengue em Ji-Paraná, Oseias Duarte Pinheiro, a colaboração da população é fundamental para o sucesso das ações.

As visitas nos domicílios são feitas de forma amostral, ou seja, a cada dois meses os imóveis passa pela vistoria. Portanto, a ajuda por parte da população é extremamente importante para que mantenhamos a dengue longe do município”. Madruga acrescentou ainda que, “é graças ao trabalho que vem sendo desenvolvido pelos agentes de Saúde do município, que desde Janeiro de 2014 não há risco de ocorrer uma epidemia  da dengue em Ji Paraná devido também os trabalho de bloqueio com UBV aplicação de inseticida espacial em locais com suspeita da Dengue;  a notificadas suspeita da doença são realizado pelo setor da  Epidemiologia. 



Neste ano, as equipes do DCE já passaram por mais de 54 localidades do município.


Ji Paraná 23 de Novembro de 2014.

Dengue: ajuda da população é fundamental para combater a doença

O Combate à Dengue é uma responsabilidade dos órgãos públicos e de toda população. O mosquito da dengue (aedes aegypti) se reproduz em qualquer lugar que houver condições propícias (água parada limpa ou pouco poluída). A conscientização da população e a tomada de medidas são de fundamental importância para a redução e, quem sabe, a erradicação desta doença do Brasil.

Medidas de Combate à dengue (para eliminar os criadouros e evitar a reprodução e proliferação do aedes aegypti)

- Não deixar água parada em pneus fora de uso. O ideal é fazer furos nestes pneus para evitar o acúmulo de água;
- Não deixar água acumulada sobre a laje de sua residência;
- Não deixar a água parada nas calhas da residência. Remover folhas, galhos ou qualquer material que impeça a circulação da água.
- A vasilha que fica abaixo dos vasos de plantas não pode ter água parada. Deixar estas vasilhas sempre secas ou cobri-las com areia;
- Caixas de água devem ser limpas constantemente e mantidas sempre fechadas e bem vedadas. O mesmo vale para poços artesianos ou qualquer outro tipo de reservatório de água;
- Vasilhas que servem para animais (gatos, cachorros) beber água não devem ficar mais do que um dia com a água sem trocar;
- As piscinas devem ter tratamento de água com cloro (sempre na quantidade recomendada). Piscinas não utilizadas devem ser desativadas (retirar toda água) e permanecer sempre secas;
- Garrafas ou outros recipientes semelhantes (latas, vasilhas, copos) devem ser armazenados em locais cobertos e sempre de cabeça para baixo. Se não forem usados devem ser embrulhados em sacos e descartados no lixo (fechado).
- Não descartar lixo em terrenos baldios e manter a lata de lixo sempre bem fechada;
- As bromélias costumam acumular água entre suas folhas. Para evitar a reprodução do mosquito, o ideal é regar esta planta com uma mistura de 1 litro de água e uma colher de água sanitária.
- Sempre que observar alguma situação (que você não possa resolver), avisar imediatamente um agente público de saúde para que uma medida eficaz seja tomada. 

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Alem das Atividades de praxe, A população deve ajudar na eliminação dos criadouros do aedes aegypti, nesta temporada de Chuvas em 2014/ 2015


O risco da dengue aumenta nesta época de chuvas. A Divisão de Controle das Endemias SEMUSA de Ji-Paraná  Esta intensificando as atividades de fumacê (aplicação de inseticida), nas residencias dos moradores que apresentam os sintomas da dengue, e ainda em locais que apresentam maior índice de infestação do mosquito transmissor da dengue.








Divisão de Controle das Endemias Orienta que a maior contribuição para o controle da doença deve ser dada pela população,Cada um é responsável por manter sua casa, jardim e terrenos em ordem, evitar o acúmulo de lixo e materiais que podem armazenar água e com isso virar criadouros do mosquito da dengue. É fundamental que todos façam a sua parte! É preciso que todos se envolvam no combate a este mosquito. A conscientização de todos é de suma importância:
Manter caixas d’água, cisternas e outros depósitos de água bem tampados; Trocar a água de plantas por terra ou areia; Trocar diariamente a água dos animais domésticos.

Lavar bebedouros de aves e outros animais com escova (isso elimina ovos depositados nas paredes); Se tiver piscina, lembre-se de que a água deve estar sempre tampada; Garrafas devem ser guardadas de cabeça para baixo; O lixo deve permanecer fechado - uma tampinha de garrafa ou casca de ovo pode se tornar um criadouro de mosquito; Receber bem o agente de saúde quando ele bater em sua casa.

Dengue: 60,33 casos suspeitos/mês em Ji-Paraná, informa Agevis

Dengue: 60,33 casos suspeitos/mês em Ji-Paraná, informa Agevisa




Sessenta vírgula trinta e três casos por mês. Este é o número oficial de casos notificados de dengue em Ji-Paraná, de acordo com Gilberto Miotto, diretor-geral da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa). Por telefone, Miotto informou na última sexta-feira (08) à imprensa ji-paranaense o quantitativo de 724 casos notificados da doença no município nos últimos 12 meses, com um óbito, confirmado em exame, por dengue hemorrágica. O número de casos registrados em Ji-Paraná durante todo o ano equivale ao número registrado em Jaru apenas no mês de dezembro último (732).

Ainda segundo informações repassadas pelo diretor-geral da Agevisa, os casos de dengue em Ji-Paraná se agravaram nos últimos três meses do ano, com o registro de 532 casos notificados, contra 192 casos distribuídos nos 9 meses restantes de 2009, agravamento este já esperado pelos técnicos do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), por causa do início do período chuvoso.

Virose X dengue

Num primeiro momento, os números oficiais podem parecer não condizer com o número de pessoas que tem buscado atendimento no Pronto Socorro do Hospital Municipal (HM), nos Pronto Atendimentos (Padre Romano e KM-5) e nos Postos de Saúde nos últimos dias, porém, como explica o médico Abrahim Chamma, diretor do HM, a confusão advém do fato de que nem toda virose é dengue, ou seja, existem muitas doenças com sintomas parecidos e que são tratadas praticamente da mesma maneira.


“Tem ocorrido muitos casos de suspeita de dengue, mas nem todos os casos são confirmados. Estamos fazendo um esforço sobre-humano para atender toda a população a contento, mas precisamos que todos tenham consciência de que o período é, também, propício a outros tipos de doença. Ontem mesmo atendi uma criança com dores abdominais e febre e que a mãe alarmava ser dengue. Depois de exames foi constatado que a criança estava com infecção do trato urinário, o que também causa a dor abdominal e febre. A dengue é um problema sério não só em Ji-Paraná, mas em todo o Estado e no País”, explicou Chamma.


Já o secretário de saúde do município, José Batista da Silva, destacou que a prevenção contra a dengue em Ji-Paraná tem sido desenvolvida o ano todo, com o recolhimento de entulhos em terrenos baldios, recolhimento e destinação adequada de pneus velhos, aplicação sistemática do inseticida (fumacê) de acordo com dados epidemiológicos, palestras educativas nas escolas, entre outros.

Maiores informações quanto aos números sobre dengue em Rondônia poderão ser obtidas diretamente com a Agevisa pelo telefone 3216-5256.


Fonte: ASCOM- SEMUSA










quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Sintomas da Dengue

Início




Confira os sintomas da Dengue





O tempo médio do ciclo é de 5 a 6 dias, e o intervalo entre a picada e a manifestação da doença chama-se período de incubação. É só depois desse período que os sintomas aparecem. Geralmente os sintomas se manifestam a partir do 3° dia depois da picada do mosquitos. 

Sintomas
seta Dengue Clássica
Mais Febre alta com início súbito.
Mais Forte dor de cabeça.
Mais Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos.
Mais Perda do paladar e apetite.
Mais Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores.
Mais Náuseas e vômitos·
Mais Tonturas.
Mais Extremo cansaço.
Mais Moleza e dor no corpo.
Mais Muitas dores nos ossos e articulações.
seta Dengue hemorrágica
Os sintomas da dengue hemorrágica são os mesmos da dengue comum. A diferença ocorre quando acaba a febre e começam a surgir os sinais de alerta:
Mais Dores abdominais fortes e contínuas.
Mais Vômitos persistentes.
Mais Pele pálida, fria e úmida.
Mais Sangramento pelo nariz, boca e gengivas.
Mais Manchas vermelhas na pele.
Mais Sonolência, agitação e confusão mental.
Mais Sede excessiva e boca seca.
Mais Pulso rápido e fraco.
Mais Dificuldade respiratória.
Mais Perda de consciência.
Na dengue hemorrágica, o quadro clínico se agrava rapidamente, apresentando sinais de insuficiência circulatória e choque, podendo levar a pessoa à morte em até 24 horas. De acordo com estatísticas do Ministério da Saúde, cerca de 5% das pessoas com dengue hemorrágica morrem.
O doente pode apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas ou até mesmo não apresentar qualquer sintoma. O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes podem indicar a evolução para dengue hemorrágica. Esse é um quadro grave que necessita de imediata atenção médica, pois pode ser fatal.
Sintomas
Arte G1
Mais Veja imagens das manchas na pele e aspectos clínicos

É importante procurar orientação médica ao surgirem os primeiros sintomas, pois as manifestações iniciais podem ser confundidas com outras doenças, como febre amarela, malária ou leptospirose e não servem para indicar o grau de gravidade da doença.

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

VOCÊ SABIA COMBATER A DENGUE DEVER SEU E DE TODOS


dengue-campanhaA dengue é uma doença que tem atingido muitas pessoas em nosso  município e não pode ser encarada como uma doença comum porque ela pode matar uma pessoa se não for tratada com rapidez. Por isso, a importância de se prevenir enquanto é tempo.
O combate à doença, para a qual não há vacina nem tratamento específico, na opinião dos especialistas depende fundamentalmente de uma parceria entre ações do governo e cuidados da população, desse modo, algumas medidas elementares podem ser tomadas, individualmente e coletivamente para ajudar na erradicação da doença, medidas essas amplamente divulgadas pelo governo municipal. A parceria que aconteceu nos anos de 1955 e 1973, conseguiu erradicar a dengue no estado, porém com o relaxamento da vigilância entomológica ocorrido no início dos anos 80 a doença foi reintroduzida, razão pela qual se concluiu que o trabalho de combate e prevenção ao Aedes Aegypti (vetor da dengue), deve ser permanente e continuo, até que uma vacina seja descoberta e disponibilizada pelo SUS (Sistema Único de Saúde) para todos os cidadãos.
O mosquito geralmente está dentro de casa, no quintal, terrenos baldios e áreas vizinhas. Sua proliferação é resultado de descuido e falta de cuidados das pessoas, uma vez que garrafas pet, pneus velhos, copos plásticos e outros recipientes que possam armazenar água são jogados nas ruas e terrenos abandonados. É fundamental conscientizar as pessoas de que só a atuação conjunta do governo e da população levará ao controle da doença em nosso município. Não adianta só o governo atuar com visitas as casas com o objetivo de identificar e eliminar criadouros do mosquito que existam. Uso de larvicidas em pó em locais onde haja água parada e uso de inseticidas espalhados por máquinas de nebulização ou carro e motos fumacê, e orientar a população sobre condutas a ser adotadas para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, se não houver a participação de todos os munícipes. Não vamos esquecer que a dengue é uma das piores ameaças à saúde pública do nosso município



vamos acabar com a dengue senão ela acaba com nos!

COMBATE A DENGUE É UM DEVER MEU E DE TODOS

 

A dengue é hoje uma das doenças com maior incidência no Brasil, atingindo a população de todos os Estados, independentemente da classe social.

Nesse cenário, torna-se imperioso que um conjunto de ações para a prevenção da doença seja intensificado, permitindo assim a identificação precoce dos casos de dengue, a tomada de decisão e a implementação de medidas de maneira oportuna, a fim de principalmente evitar óbitos. Preservar a vida humana é obrigação de todos.

Para atender a essa necessidade, o Departamento de Vigilância Epidemiológica elaborou o presente material, que visa orientar a comunidade de Eugênio de Castro para prevenção desta doença.

Lembre-se: Na dengue, a primeira manifestação, a febre, geralmente alta (39ºC a 40ºC) de início abrupto, associada a dor de cabeça, cansaço, dor nas articulações, dor atrás dos olhos com presença ou não de exantemas (manchas avermelhadas) e/ou prurido (coceira); também pode estar associada a perda de apetite, náuseas, vômitos, diarreia, observados por dois a seis dias.

Controle da Dengue: Cada um é responsável por manter sua casa, jardim e terrenos em ordem, evitar o acúmulo de lixo e materiais que podem armazenar água e com isso virar criadouros do mosquito da dengue.

É fundamental que todos façam a sua parte! É preciso que todos se envolvam no combate a este mosquito. A conscientização de todos é de suma importância:

Manter caixas d’água, cisternas e outros depósitos de água bem tampados; Trocar a água de plantas por terra ou areia; Trocar diariamente a água dos animais domésticos.

Lavar bebedouros de aves e outros animais com escova (isso elimina ovos depositados nas paredes); Se tiver piscina, lembre-se de que a água deve estar sempre tampada; Garrafas devem ser guardadas de cabeça para baixo; O lixo deve permanecer fechado - uma tampinha de garrafa ou casca de ovo pode se tornar um criadouro de mosquito; Receber bem o agente de saúde quando ele bater em sua casa.

Secretaria Municipal de Saúde Ji Paraná Ro.

A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença.

Combater a dengue é um dever de todos


Dever de todos
A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.
A dengue pode ser transmitida por duas espécies de mosquitos (Aëdes aegypti e Aëdes albopictus), que picam durante o dia e a noite, ao contrário do mosquito comum, que pica durante a noite. Os transmissores de dengue, principalmente oAëdes aegypti, proliferam-se dentro ou nas proximidades de habitações (casas, apartamentos, hotéis), em recipientes onde se acumula água (vasos de plantas, pneus velhos, cisternas etc.).
A dengue é uma doença infecciosa causada por um arbovírus (existem quatro tipos diferentes de vírus do dengue: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4). As epidemias geralmente ocorrem no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos.
Não existe tratamento específico para dengue, apenas tratamentos que aliviam os sintomas. Deve-se ingerir muito líquido como água, sucos, chás, soros caseiros, etc. Os sintomas podem ser tratados com dipirona ou paracetamol. Não devem ser usados medicamentos à base de ácido acetil salicílico e antiinflamatórios, como aspirina e AAS, pois podem aumentar o risco de hemorragias.
Todas as informações podem ser acessadas em www.dengue.org.br


“Combater a dengue é papel de todos nós”, avalia Agente de Saúde Valdir Madruga;

Apesar da queda no número de casos notificados em comparação com os anos anteriores, A Divisão de Controle das Endemias e Secretaria Municipal de Saúde de Ji Paraná  alerta população a seguir prevenção à doença.

DÚVIDAS: O que é dengue?

DÚVIDAS

1) O que é dengue?
A dengue é uma doença febril aguda. A pessoa pode adoecer quando o vírus da dengue penetra no organismo, após picada de mosquito infectado, o Aedes aegypti.
2) Todo mosquito Aedes aegypti pode transmitir a dengue? 
Não, somente as fêmeas infectadas. O mosquito só transmite a doença se tiver contraído o vírus após ter picado uma pessoa doente. 
3) Quanto tempo depois da picada a doença se manifesta e, consequentemente, os sintomas aparecem? 
Se o mosquito estiver infectado, o período de incubação varia de 3 a 15 dias, sendo a média de 5 a 6 dias.
4) Quanto tempo vive o Aedes aegypti
 A fêmea vive cerca de 30 a 45 dias e, nesse período, pode contaminar até 300 pessoas.
5) Onde a fêmea do mosquito coloca seus ovos? 
A fêmea do mosquito coloca seus ovos nas paredes de recipientes com água e não diretamente na água de rios, lagos, córregos etc. 
6) Quantos ovos um mosquito coloca durante sua vida? 
 Até 450 ovos. 
7) Quais são os sintomas da dengue? 
Os sintomas mais comuns são febre, dores no corpo – principalmente nas articulações – e dor de cabeça. Também podem aparecer manchas vermelhas pelo corpo e, em alguns casos, sangramentos, como petéquias (pontos vermelhos, principalmente na pele), sangramento nasal e gengival, entre outros.
8) O que devo fazer se aparecer alguns desses sintomas? 
Procure o serviço de saúde mais próximo.
9) Como é feito o tratamento da dengue? 
Não há tratamento específico para o paciente com dengue. O médico deve tratar os sintomas do paciente com dengue clássica, como as dores de cabeça e no corpo, com analgésicos e antitérmicos (paracetamol e dipirona). Devem ser evitados os salicilatos (designação genérica dos sais e ésteres do ácido salicílico), como o AAS e a Aspirina, visto que seu uso pode favorecer o aparecimento de manifestações hemorrágicas. É importante também que o paciente fique em repouso e ingira bastante líquido.
Os pacientes graves devem ser observados cuidadosamente para identificação dos primeiros sinais de choque, como a queda de pressão. O período crítico ocorre durante a transição da fase febril para a sem febre, geralmente após o terceiro dia da doença. A ausência de febre leva a uma falsa sensação de melhora, e, em seguida, o quadro clínico do paciente piora.
A Secretaria do Estado de Saúde de Goiás (SES) alerta que, diante da suspeita de dengue, deve-se procurar imediatamente uma unidade de saúde.
10) A pessoa que pegar dengue pode morrer? 
A dengue, mesmo na forma clássica, é uma doença séria. Caso a pessoa seja portadora de alguma doença crônica, como problemas cardíacos, deve tomar cuidados especiais. No entanto, ela é mais grave em sua forma hemorrágica. Ainda assim, quando tratada a tempo, não oferece risco de morte.
O quadro clínico da dengue é dinâmico. Isto significa que a dengue clássica pode evoluir rapidamente para a forma grave (febre hemorrágica da dengue). Ao apresentar qualquer sintoma, procure a unidade de saúde mais próxima.
11) Quais os cuidados para não pegar dengue? 
Como é praticamente impossível eliminar o mosquito, é preciso identificar objetos que possam se transformar em criadouros do Aedes aegypti. Por exemplo, uma bacia no pátio de uma casa é um risco, porque, com o acúmulo da água da chuva, a fêmea do mosquito poderá depositar os ovos neste local. Então, uma medida eficaz seria limpar e retirar tudo aquilo que possa acumular água. Em 90% dos casos, o foco do mosquito está nas residências
12) Depois de termos dengue, podemos pegar novamente? 
Sim, podemos, mas nunca o mesmo tipo de vírus. Ou seja, a pessoa fica imune contra um tipo de vírus que provocou a doença, mas ainda poderá ser contaminada por outros tipos conhecidos do vírus da dengue.
13) Quantos tipos de vírus da dengue existem? 
São conhecidos quatro sorotipos: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4.
14) Posso pegar dengue de uma pessoa doente? 
Em hipótese alguma. Não há transmissão por contato direto com um doente ou com suas secreções, nem com fontes contaminadas de água ou alimento.
15) Existe vacina contra a dengue? 
Ainda não, mas as comunidades científicas internacional e brasileira estão trabalhando firme nesse propósito. A vacina contra a dengue é mais complexa que as demais. A dengue, com quatro vírus identificados, é um desafio para os pesquisadores. Será necessário fazer uma combinação dos quatro sorotipos, para que se obtenha uma proteção realmente eficaz contra a doença.
16) Por que essa doença ocorre no Brasil? 
É um sério problema de saúde pública em todo o mundo, especialmente em países tropicais, como o nosso, onde as condições do meio ambiente, aliadas a características urbanas, favorecem o desenvolvimento e a proliferação do mosquito transmissor, o Aedes aegypti. Mais de 100 países em todos os continentes registram a presença do mosquito e casos da doença.
17) O inseticida aplicado para matar o mosquito da dengue funciona mesmo? 
Sim, os produtos funcionam. Tanto os larvicidas quanto os inseticidas distribuídos aos estados e municípios pela Secretaria do Estado de Saúde de Goiás (SES) têm eficácia comprovada, sendo preconizados por um grupo de especialistas da Organização Mundial da Saúde. 
Os larvicidas servem para matar as larvas do Aedes aegypti. São aqueles produtos, em pó ou granulados, que o agente de combate à dengue deposita em reservatórios de água parada que não pode ser eliminada, como caixas d’água. 
Já os inseticidas são líquidos espalhados pelas máquinas de nebulização (“fumacê”), que matam os insetos adultos enquanto estão voando, pela manhã e à tarde, porque o Aedes aegypti tem hábitos diurnos. O “fumacê” não deve ser aplicado indiscriminadamente, restringindo-se seu uso a períodos de surtos ou epidemias. Desse modo, a nebulização pode ser considerada um recurso extremo, porque é utilizada em um momento de alta transmissão, quando as ações preventivas falharam ou não foram adotadas.
Algumas vezes, os mosquitos e as larvas desenvolvem resistência aos produtos. Sempre que isso é detectado, o produto é substituído por outro.
18) Qualquer inseticida mata o mosquito da dengue? 
 Sim, porém a aplicação dos inseticidas atua somente sobre a forma adulta do mosquito, surtindo efeito momentâneo com poder residual de pouca duração. Para matar o mosquito é preciso acabar com os ovos, não deixando água parada. 
19)  É verdade que o mosquito se reproduz mais rápido no calor? Por quê? 
 Sim, pois com o aumento da temperatura o ciclo de vida torna-se mais acelerado e ele se reproduz com maior velocidade. Também há o período de chuvas, tendo uma grande oferta de água parada. Isso explica o aumento de casos da doença na época do verão. 
20) Onde a fêmea do mosquito coloca seus ovos? 
 A fêmea do mosquito coloca seus ovos nas paredes de recipientes com água e não diretamente na água de rios, lagos, córregos etc. 
21) O que devemos fazer ao encontrar larvas do mosquito em um recipiente? 
 Não devemos jogar em ralos, mas sim diretamente na terra.

MITOS
1 – Ar-condicionado e ventiladores matam o mosquito? – NÃO
Quando se usa o ar-condicionado, a temperatura e a umidade diminuem, inibindo o mosquito. Ele tem mais dificuldade para localizar a possível vítima de sua picada. Apesar disso, não morrerá. Esses aparelhos apenas espantam o mosquito, que poderá voltar em outro momento, quando estiverem desligados. 
2 – Para matar os ovos do mosquito basta secar os reservatórios de água parada? – NÃO 
Apenas secar os reservatórios de água parada não irá impedir o mosquito da dengue de se reproduzir. É preciso limpar esfregando com uma bucha o local contaminado, pois o ovo pode se manter “vivo” por mais de um ano sem água. 
3 – Repelentes são fundamentais no combate à dengue? – NÃO 
Repelentes, velas de citronela ou andiroba, ao contrário do que muita gente pensa, não têm muito efeito permanente no controle do Aedes aegypti. Medidas mais duradouras, como a eliminação de recipientes onde o mosquito possa reproduzir-se tem um impacto muito maior no controle da dengue. 
4 – Tomar vitamina B afasta o mosquito? – NÃO 
Apesar de ser verdade que o mosquito é atraído pelo gás carbônico exalado pela respiração da pessoa, a ingestão de Vitamina B – alho ou cebola também, que têm cheiro eliminado pela pele – não é uma medida eficaz de combate à dengue. 
Tomar Vitamina B poderá afastar o mosquito, mas seu efeito não será duradouro, e, dependendo do metabolismo de cada pessoa, poderá, inclusive, até não fazer efeito algum.
5 – Qualquer picada do mosquito transmite o vírus da doença? – NÃO
Primeiramente, é necessário que o mosquito esteja contaminado. Além disso, cerca de metade das pessoas picadas não desenvolvem a doença. Entre 20% e 50% vão desenvolver formas subclínicas da doença, ou seja, sem apresentar sintomas. Ainda assim, é importante, em caso de dúvida ou qualquer suspeita, procurar o posto de saúde mais próximo. 
6 – Borra de café na água das plantas mata os ovos do mosquito? – NÃO 
A borra de café somente é eficaz no combate ao mosquito da dengue em quantidades muito elevadas, pois já foi verificado na prática que a larva do Aedes aegypti desenvolve-se em água suja de borra de café. Em vez de usar a borra, procure eliminar os pratos dos vasos, ou coloque areia até as bordas, de maneira a eliminar a água. Lave também os pratos com bucha e sabão semanalmente. Isso, sim, é eficaz contra a dengue. 
7 – As larvas do mosquito só se desenvolvem em água limpa? – NÃO 
Embora as fêmeas do Aedes aegypti tenham preferência por depositar os ovos em recipientes com água limpa, elas também podem colocá-los em criadouros com água suja e parada. Então, para combater a dengue, o importante é acabar com qualquer reservatório de água parada, independentemente de limpa ou suja.