Dengue – prevenir ainda é o melhor remédio!
A dengue é caracterizada por febre aguda e intensas dores musculares e articulares. A contaminação ocorre quando o mosquito Aedes Aegypt, portador do vírus da dengue, pica um indivíduo. No Brasil, há referências de epidemias de dengue desde a década de 20, mas somente em 1982 foi confirmada laboratorialmente a ocorrência da doença no país. De lá para cá, muitos casos de epidemias são registrados todos os anos em vários estados e a doença tem sido uma preocupação de saúde pública.
Apesar das medidas utilizadas para combater a dengue, como por exemplo, a disseminação de propagandas e as visitas de agentes epidemiológicos de casa em casa, a doença ainda afeta a população, principalmente no período do verão.
Devido às chuvas frequentes, o clima quente e úmido torna-se favorável à proliferação do mosquito da dengue. A água acumulada em reservatórios ao ar livre pode se transformar em criadouros do inseto, aumentando a incidência da contaminação, principalmente nos grandes centros urbanos.
Como combater a dengue e Febre Chikungunya.
Para combater a dengue e Febre Chikungunya é preciso evitar que o mosquito Aedes Aegypt se reproduza. Desse modo, é necessário eliminar o acúmulo de água parada em latas, pneus, sacos plásticos e até mesmo tampinhas de refrigerantes. Como é muito comum encontrar esses itens em residências é de suma importância a ação da população para o combate da doença.
Alem da Dengue, a Febre Chikungunya; também é transmitido pelo Mosquito AEDES AEGYPTI.
Portanto todas as ações para o controle do vetor da dengue têm impacto na prevenção da Febre Chikungunya. As duas doenças são transmitidas pelo mesmo vetor o mosquito Aedes.
Verifique quais cuidados devem ser tomados para evitar a dengue e Febre Chikungunya.:
Garrafas vazias – armazene este tipo de garrafa sempre de cabeça para baixo.
Pneus – guarde os pneus em locais protegidos da chuva, totalmente secos.
Lixeira – mantenha o lixo em sacos plásticos e tampe bem a lixeira.
Caixa d’água – feche a caixa d’água com uma tampa apropriada, pois ela é um grande reservatório de água limpa e parada.
Calhas– remova as folhas e resíduos das calhas para escoar totalmente a água da chuva.
Laje – retire, após a chuva, o acúmulo de água sobre a laje.
Tanques para armazenar água – lave esse tipo de reservatório por dentro, semanalmente, com escova, água e sabão.
Vasos de plantas – encha com areia, até a borda, os pratinhos dos vasos de planta, evitando assim a água acumulada.
Plantas aquáticas – troque a água dos vasos uma vez por semana e lave-os com água e sabão.
As pequenas atitudes dentro da nossa própria casa são as maneiras mais efetivas de combater a dengue. Dessa forma, é muito importante que toda a população entenda a importância de eliminar os focos da dengue para assim, erradicar a doença em nosso país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
sim