Bem-vindos ao nosso site!!!

Seja bem-vindo ao nosso site!!!


PORTAL DO SERVIDOR PUBLICO DO BRASIL: PÁGINA OFICIAL

PORTAL DO SERVIDOR PUBLICO DO BRASIL: PÁGINA OFICIAL
CURTA NOSSA PSPB

domingo, 23 de novembro de 2014

Ji Paraná reforça cuidados em combate a dengue no período chuvoso

 A Divisão de Controle das Endemias/SEMUSA de Ji Paraná reforça cuidados em combate a dengue no período chuvoso“ A população deve estar atenta e prevenir a proliferação do mosquito da dengue e sobre os riscos e prejuízos que o aparecimento do mosquito pode provocar a nossa saúde”.





A Secretaria Municipal de Saúde de Ji Paraná por meio da Divisão de Controles das Endemias (DCE) mais uma vez alerta a população para que sejam conscientes e se unam em combate a proliferação do mosquito da dengue, neste período de chuvas.

Novo Vírus Chikungunya; alem dos quatros tipos de Dengue, o novo Vírus também é transmitido pelo Mosquito AEDES AEGYPTI.

Portanto todas as ações para o controle do vetor da dengue têm impacto na prevenção do Chikungunya. As duas doenças são transmitidas pelo mesmo vetor  o mosquito Aedes.
Pois nesta época de chuvas, começam os preocupações com o perigo do Aedes Aegypti, o mosquito transmissor da dengue, o acúmulo de água aumenta cada vez mais.

"O DCE reforçar na orientação mais a população de Ji Paraná, sobre os riscos e prejuízos que o aparecimento do mosquito pode provocar a nossa saúde. O mosquito se desenvolve em ambiente escuro, com água parada e limpa, nunca se esqueçam disso”
A população precisa ficar atenta aos recipientes onde a água pode se acumular, como pneus, garrafas, vasos de plantas, restos de obras, sacolas plásticas e até a gaveta da geladeira”, acrescenta.

Com o período chuvoso aumenta a possibilidade do surgimento de criadouros do mosquito transmissor da dengue. Por isso o DCE/SEMUSA pede a colaboração de toda a população no trabalho de combate ao mal.

AÇÕES - O DCE realiza ações durante todos os anos, por exemplos ações de rotina, onde os agentes de endemia realizam os trabalhos de visitas domiciliares, Pesquisas em pontos estratégicos (local onde há maior concentração de criadouros, como: borracharias, ferro velhos, entre outros) e realização de bloqueio de casos (trabalham em cima das notificações).

Os técnicos de Saúde do DCE/SEMUSA Peçam a colaboração da população para que não parem de se policiarem e combatam os possíveis criadouros do mosquito da dengue, pois, é através das ações de combate que iremos eliminar os focos da dengue é de suma importância que a população deixe os agentes de endemia realizar as vistorias dentro das residências.

Os técnicos de Saúde informa a população para que fiquem atentos a qualquer local que acumule água e observe os seguintes cuidados;

*Não deixe os pneus em local seco e abrigado da chuva.

*Jogue o lixo que acumula água como embalagens, latas, copos descartáveis, garrafas, tampinhas em lixeiras com tampa.

*Tampe bem caixa de água, tambores, latas e cisternas para que o mosquito não entre para deposita os ovos.

*Mantenha garrafas que não estiverem sendo usadas sempre viradas de cabeça para baixo.

*Não deixe água acumulada nos vasos de planta e jarros de flores.

*Coloque areia nos pratos dos vasos; lave bem e com freqüência, com escova e sabão as vasilhas de água dos animais de estimação, pois os ovos depositados nas bordas podem sobreviver sem água por um ano ou mais.

*Mantenha as calhas dos telhados desobstruídas para que não acumule água.
*Mantenha as piscinas limpas e tratadas com cloro.

                                                                              Ji Paraná 23 de Novembro de 2014 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

sim