Bem-vindos ao nosso site!!!

Seja bem-vindo ao nosso site!!!


PORTAL DO SERVIDOR PUBLICO DO BRASIL: PÁGINA OFICIAL

PORTAL DO SERVIDOR PUBLICO DO BRASIL: PÁGINA OFICIAL
CURTA NOSSA PSPB

sábado, 13 de dezembro de 2014

O uso do carro de FUMACÊ com bastante freqüência pode resultar um efeito inverso




Cientistas observam que o uso de carros fumacê com bastante freqüência pode resultar um efeito inverso e, em vez de eliminar o mosquito, pode contribuir para que ele fique resistente à ação do veneno e, com isso, se torne ainda mais difícil o combate aos vetores da doença. A utilização do carro fumacê só é indicada em localidades onde existe alto índice de infestação do Aedes aegypti, equivalente a 5%, e transmissão da dengue com casos notificados, de acordo com as normas do Ministério da Saúde. Em Ji Paraná estamos em “Baixo Risco”, ou seja, a utilização do carro fumacê não é recomendando, pois podemos estar criando insetos resistentes em caso de epidemia.

“A avaliação de resistência é uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com as Secretarias de Saúde dos estados que envolve o monitoramento do uso de carros fumacês em vários locais do Brasil.

Os carros fumacê não tem sido utilizado na maioria das cidades, especialmente por que é dada preferência a técnicas de prevenção ao surgimento do mosquito. “O carro UBV (fumacê) tem critérios para ser utilizado e o recomendado é que se faça uma busca ativa do criadouro e a eliminação deste”.

Já alertamos a todos, e a melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.


As principais medidas que devem ser tomadas contra a dengue são:

- Evitar água parada;
- Sempre que possível, esvaziar e escovar as paredes internas de recipientes que acumulam água;
- Manter totalmente fechadas cisternas, caixas d'água e reservatórios provisórios como tambores e barris e virar os baldes com a boca para baixo;
- Furar pneus velhos e guardá-los em locais protegidos das chuvas;
- Guardar latas e garrafas emborcadas para não reter água;
- Limpar periodicamente calhas de telhados, marquises e rebaixos de banheiros e cozinhas, não permitindo o acúmulo de água;
- Jogar quinzenalmente desinfetante nos ralos externos das edificações e nos internos pouco utilizados;
- Drenar terrenos onde ocorra formação de poças;
- Não acumular latas, pneus e garrafas;
- Encher com areia ou pó de pedra poços desativados ou depressões de terreno;
- Manter fossas sépticas em perfeito estado de conservação e funcionamento,
- Não despejar lixo em valas, valetas, margens de córregos e riachos, mantendo-os desobstruídos.
- Os proprietários de Loja de materiais para construção,  sucatas, ferro velho e borracharias devem guardar ou cobrir  seus objetos em lacais coberto para não pegar água de chuva. (obrigatoriedade a construção de galpões). 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

sim