Atribuições da Esfera Estadual
· Criar, junto a Regional de Saúde dos municípios em situação de epidemia, a sala de situação, para apoiar o gerenciamento integrado de todas as áreas no controle da epidemia. Assessorando os municípios na elaboração de estratégias de controle.
· Designar um representante da entomologia/controle vetorial para realizar as análises dos dados provenientes dos municípios (mutirões de limpeza realizados, bloqueio, indicadores entomológicos, identificação e sinalização dos locais com maior risco de transmissão), que subsidiarão o grupo de monitoramento, no âmbito do CIEVS, onde houver.
· Assessorar os municípios no processo de vistoria e calibragem dos equipamentos de nebulização espacial (vazão, pressão e rotação), para garantir a qualidade durante a aplicação.
· Realizar manutenção periódica dos equipamentos de nebulização que fazem parte da central estadual de UBV. Apoiando os municípios, na realização das operações de UBV, bem como orientar a sua indicação.
· Assessorar os municípios na realização de avaliação de impacto das aplicações espaciais de inseticidas, utilizando metodologia recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS, 2001), que preconiza o uso de ovitrampas, captura de adultos e provas biológicas com gaiolas.
· Sempre que necessário, apoiar e orientar tecnicamente a realização do LIRAa nos municípios de maior risco no estado.
· Repassar os inseticidas e larvicidas aos municípios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
sim